Thursday, December 2, 2021

Novo tratamento para HIV é aprovado pela Anvisa, mas uso para grávidas e tentantes ainda é questionado

https://ift.tt/3oiJiOY

Um novo tratamento para HIV foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em nota divulgada na última segunda-feira (29), a agência comunicou que, a partir de agora, pacientes soropositivos poderão contar com um novo medicamento para controlar a quantidade de vírus presente no organismo.

+ O que você precisa saber sobre HIV

Remédio medicamento medicação comprimido (Foto: Pexels)

 

O remédio é uma combinação de dois compostos: lamivudina e dolutegravir sódico. "A aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a AIDS, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido. A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes", diz o comunicado. 

Além de diminuir a carga viral de HIV no organismo, o medicamento promete aumentar a quantidade de células CD4, um tipo de glóbulo branco do sangue que ajuda a manter o sistema imunológico saudável e apto para combater infecções.

A autorização foi dada depois que o laboratório GlaxoSmithKline Brasil Ltda. apresentou estudos e dados que confirmam a eficácia e a segurança do remédio. Segundo a bula, o novo comprimido poderá ser prescrito para o tratamento de adultos e adolescentes com mais de 12 anos e que pesem pelo menos 40 kg. 

Grávidas e tentantes podem usar a nova medicação?

Ainda que seja destinado a pacientes adultos, o novo medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica. O próprio fabricante recomenda que as pacientes soropositivas que estejam gestando ou tentando engravidar consultem um especialista, para avaliar os riscos e os benefícios. 

"A administração de dolutegravir (um dos componentes do remédio) no momento em que você engravidar, ou durante as primeiras doze semanas de gravidez, pode aumentar o risco de um tipo de deficiência no nascimento, chamada defeito no tubo neural, como espinha bífida (malformação da medula espinhal)", diz a bula. 

+ Novo estudo sugere tratamento eficaz para prevenir a transmissão de HIV de mãe para filho

Segundo o infectologista Jorge Garcia Paez, do Grupo São Cristóvão Saúde (SP), a recomendação é esperar mais orientações do Ministério da Saúde sobre o uso da medicação durante a gestação. “A recomendação atual é que o medicamento poderá ser indicado como um regime completo para o tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1) em adultos e adolescentes acima de 12 anos pesando pelo menos 40 kg, sem histórico de tratamento antirretroviral prévio ou em substituição ao regime antirretroviral atual em pessoas com supressão virológica. Porém, ainda não sabemos seu uso em outros grupos populacionais”, explica. 

 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da ​Crescer? É só clicar aqui e assinar!

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2021/12/novo-tratamento-para-hiv-e-aprovado-pela-anvisa-mas-uso-para-gravidas-e-tentantes-ainda-e-questionado.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!