O fim do ano é uma época especial, mas também de muito corre-corre, prazos de trabalho insanos, gastos e mais gastos e, como se não bastante, graças à covid-19, você pode se sentir ainda mais esgotada. Afinal, passou o ano preocupada com a saúde da família e dividindo-se entre o trabalho home office, os cuidados com as crianças e os afazeres domésticos.
+ 6 ideias de presentes de Natal para dar para a mamãe grávida
Por isso, tentar desacelerar para começar o ano mais leve e menos estressada é fundamental. Para ajudá-la, reunimos algumas dicas para garantir mais tempo para, literalmente, "colocar os pés para o ar". Confira!
1. Peça ajuda, se precisar
Lembre-se, ainda estamos em uma pandemia. Ainda devemos limitar a quantidade de pessoas em nossas casas, mas se seus filhos precisam de ajuda enquanto você trabalha, peça ajuda, sim. Pode ser contratando uma babá, dividindo com o(a) companheiro(a) ou simplesmente ligando para uma amiga ou familiar próximo. Não hesite. Tenha uma rede de apoio e compartilhe as tarefas. Você ficará feliz por ter feito isso.
2. Não se sinta obrigada
Nessa época, começam a surgir as festas de fim de ano no trabalho, na escola, no grupo de amigas... Mas não se sinta obrigada a participar de tudo, ainda mais se estiver cansada. Em vez disso, seja direta: chame os colegas de trabalho e as pessoas que significam muito para você ou que a ajudaram este ano. Agradeça e deseje um ótimo 2022. Isso é muito mais significativo do que tentar fazer uma chamada virtual com um monte de gente, quando você simplesmente prefere estar com sua família ou apenas descansando.
3. Prefira lembrancinhas
É nobre dar um presente de agradecimento para a professora do seu filho, mas você não precisa ser a mãe mais criativa do mundo, concorda? Afinal, você realmente tem tempo? Portanto, aposte em uma lembrancinha ou um vale-presente eletrônico e pronto! Cartões e fotografias de momentos especiais com a pessoa também são simples e muito bem recebidos, além de demonstrar um carinho imenso, principalmente com uma mensagem escrita à própria mão. Ou então, opte pelas compras on-line! Ao alcance das nossas mãos, elas são um verdadeiro milagre de Natal e o melhor, anti-filas!
4. Definitivamente, não faça horas extras
Esta não é a hora de trabalhar até o último minuto apenas para comprar para seu filho algum brinquedo caro. Se você estiver fazendo isso para aproveitar melhor as férias com a família, comprar uma nova casa ou alguma outra coisa realmente importante, tudo bem. Mas não se 'mate' para comprar brinquedos que seus filhos podem deixar de lado antes mesmo do ano novo.
5. Não tente fazer tudo
Este não é o momento para finalmente dar um presente a cada membro da família; ser uma filha mais presente; começar a ler livros para os seus filhos todas as noites ou dar início a uma poupança para eles. Faça apenas o que puder e o que for mais importante para você.
+ Natal: como diminuir a ansiedade das crianças até a chegada das festas
6. Não assuma a ceia de Natal
Assumir a cozinha e os deveres de anfitriã das festas podem deixá-la completamente esgotada, principalmente depois de um ano tão difícil — a menos que cozinhar, para você, seja algo muito prazeroso. Lembre-se que tem ainda toda a parte de planejamento e limpeza. Então, se só de pensar nisso, você sente um ataque de pânico chegando, chame os convidados e proponha uma divisão de tarefas/gastos para os itens da ceia.
7. Menos é mais
Mas se não tiver como se livrar do papel de anfitriã, lembre-se: menos é mais! A ceia farta, que já foi sinônimo de riqueza, hoje é vista como desperdício. Não se preocupe em servir uma variedade imensa de alimentos, priorize conhecer o que seus convidados gostam e sirva uma ceia farta em amor!
8. Envolva as crianças nos preparativos
Se a correria está pegando e as crianças, de férias, demandam ainda mais atenção, uma boa solução é colocar os pequenos para ajudar. Atividades como fazer os cartões ou os cookies de Natal, dependendo da idade, ajudam e ainda divertem.
+ Como incluir as crianças nos preparativos de Natal?
9. Seja grata
Sim, este ano foi definitivamente estressante, difícil, com muita pressão e perdas, mas e as pequenas vitórias que você e seus entes queridos alcançaram? Não se esqueça de ser grata por um teto, uma promoção, pela saúde, pelos primeiros passos de uma criança ou uma formatura do ensino médio, ainda que virtual. Não se esqueça de compartilhar com sua família sua gratidão e acredite: há mais coisas boas para comemorar do que você imagina!
Fontes: pediatra Francielle Tosatti, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria; Deborah Moss, neuropsicóloga mestre em Psicologia do Desenvolvimento (USP).
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/12/9-dicas-para-voce-mae-nao-se-sobrecarregar-nesta-epoca-do-ano.html