A Pfizer e BioNTech anunciaram, na última sexta-feira (17), que incluirão a avaliação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em crianças de 6 meses a 5 anos de idade. De acordo com as empresas, o estudo analisará a aplicação de uma terceira dose com a dosagem de 3 µg ao menos dois meses após os pequenos completarem seu esquema vacinal primário.
As companhias decidiram avaliar a necessidade de uma 3ª dose com intuito de fornecer altos níveis de proteção para essa faixa etária. "A decisão de avaliar uma terceira dose de 3 µg para crianças de 6 meses a 5 anos reflete o compromisso das empresas em selecionar cuidadosamente a dose certa para maximizar o perfil risco-benefício. Se o estudo de três doses for bem-sucedido, a Pfizer e a BioNTech esperam enviar dados aos reguladores para apoiar uma Autorização de Uso de Emergência (EUA) para crianças de 6 meses a menos de 5 anos de idade no primeiro semestre de 2022", disse a nota da empresa. O estudo teve a participação de 4,5 mil crianças com idades de 6 meses a 12 anos em países como Estados Unidos, Finlândia, Polônia e Espanha.
Após duas doses, crianças entre 6 meses e 2 anos produziram uma resposta imunológica comparável à de pessoas com idade entre 16 e 25 anos. Mas as crianças entre 2 e 5 anos não tiveram os mesmos resultados, informou o The New York Times. As empresas não planejam testar uma dose maior da vacina em crianças entre 2 e 5 anos de idade. “O objetivo aqui é entender o potencial de proteção da terceira dose”, disse Jerica Pitts, porta-voz da Pfizer. “Estamos estudando 3 microgramas neste momento.”
Em uma teleconferência com investidores e analistas na sexta-feira, Kathrin Jansen, chefe de pesquisa de vacinas da Pfizer, afirmou que a empresa planejava buscar autorização para uma "série de três doses" em crianças, em vez das duas doses como foram originalmente planejadas. Se a nova estratégia funcionar, “teríamos uma abordagem consistente de vacina de três doses para todas as idades”, disse ela.
A Pfizer e a BioNTech também planejam avaliar uma terceira dose da formulação de 10 µg em crianças de 5 a 12 anos de idade. Além disso, as empresas iniciaram um subestudo de dose baixa de uma terceira dose de 10 µg ou 30 µg em aproximadamente 600 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, para avaliar a segurança e imunogenicidade.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na última quinta-feira (16), a vacinação contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade, com doses da farmacêutica Pfizer. "A totalidade de evidências que foram apresentadas tanto pela empresa, com base nos estudos que foram avaliados por nós, quanto também as informações de monitoramento propostas, é que embasou a decisão da área técnica de conceder a publicação da ampliação da vacina da Pfizer para a população pediátrica", afirmou Gustavo Mendes, gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da agência, em coletiva de imprensa virtual. No Brasil, os maiores de 12 anos já estão liberados para serem imunizados contra a doença com a vacina Comirnaty da Pfizer.
No entanto, a composição do imunizante aplicado nos pequenos será diferente. "Formulada num frasco com tampa laranja, além da cor, a dose para crianças é de 10 ug (adultos 30 ug), e é importante que exista distinção na composição, com substâncias diferentes, o que faz diferença no volume da injeção (adulto com 0,3 ml, crianças 0,2 ml)", explicou o especialista da Anvisa.
+ Estudo sugere que vacina da Pfizer é segura e eficaz em crianças de 5 a 11 anos
Características diferentes
O gerente Gustavo Mendes explicou que existem diversas diferenças na dose da vacina oferecida para crianças em relação a já aplicada para os maiores de 12 anos. Por isso, houve até mesmo uma mudança na cor da embalagem para laranja, com o intuito de evitar erros. Fique atento e confira as principais distinções:
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2021/12/covid-19-pfizer-pretende-testar-terceira-dose-da-vacina-em-criancas-de-6-meses-5-anos.html