Mediados pelas tecnologias e redes sociais, os relacionamentos entre as crianças tem se transformado na velocidade de um clique. Os desafios desse novo mundo conectado são o tema principal de Ron Bugado, animação da 20th Century que estreia nesta quarta-feira (15).
Na história, criada pelos roteiristas Peter Baynham e Sarah Smith, o tímido Barney acredita que Ron, um robô criado para ser o melhor amigo de qualquer criança, irá ajudá-lo a se dar bem com os colegas e se tornar popular na escola. As coisas, porém, não saem como o planejado, pois o robô tem diversos erros em seu código que o impedem de funcionar corretamente. O resultado é uma jornada emocionante e divertida sobre o verdadeiro significado da amizade e os impactos que uma vida 100% conectada por ter no desenvolvimento das crianças.
Em entrevista à Crescer, Peter e Sarah, deram detalhes dos bastidores da produção e da criação dos personagens. Confira 4 motivos para curtir Ron Bugado com toda família:
1. Fala sobre os desafios da tecnologia com bom humor
Ron Bugado não foge das questões que preocupam os pais em relação à tecnologia - como a exposição nas redes sociais e a substituição de experiência reais por virtuais - mas faz isso através de momentos cômicos que divertem os pequenos. “Vivemos em um mundo conectado e ainda estamos nos adaptando”, disse Peter. “Quisemos explorar o fato de que o tempo passa de uma maneira diferente para as crianças. Um dia ruim na escola, por exemplo, é uma eternidade para eles e, agora, os problemas que as crianças têm com os colegas as seguem para dentro de casa através da internet. O bullying online é algo com que minha geração não precisou enfrentar, por exemplo. Apesar de o assunto ser sério, nossa intenção nunca foi fazer algo didático, e sim, divertido, que também trouxesse lições importantes. Por isso, utilizamos a comicidade, que é uma linguagem que as crianças tem muita facilidade de compreender, para transmitir as mensagens dos filmes”.
2. Traz personagens com nuances
Pais perfeitos e adultos que trazem a solução para todos os problemas não tem espaço em Ron Bugado. Ao invés disso, o protagonista Barney é criado por um pai e uma avó que, apesar de terem as melhores intenções, muitas vezes acabam agindo de forma inadequada e não entendem o que o garoto precisa. “Um parente mais velho que acaba envergonhando as crianças em algum momento é uma constante nos nossos filmes”, afirma Peter. “A imagem do pai heroico não nos interessa e sim a de um ser humano falho, como os pequenos também são”.
3. O roteiro foi baseado nas experiências de crianças reais
A principal inspiração para Ron Bugado veio da convivência de Peter e Sarah com os filhos. “Nós dois tivemos filhos durante a produção da nossa primeira animação”, conta Sarah. “É algo muito especial poder acompanhar o crescimento de uma criança e ver as coisas que elas valorizam e o que têm dificuldade em superar. Descobrir quem você é e quem são seus amigos é mais complicado quando há a expectativa de colegas de que uma criança tenha uma conta nas redes sociais e um certo número de seguidos até os 10 anos de idade. Esse foi o ponto de partida para essa história”.
4. É feito por um time em sintonia
Peter e Sarah são amigos há mais de três décadas e já trabalharam em diversos projetos como a animação Operação Presente (2011). “No começo da nossa relação profissional, costumávamos brigar bem mais”, disse Sarah. “Hoje, temos mais harmonia. Somos quase como duas pessoas que estão há muito tempo casadas e já sabem sobre o que vale a pena discutir ou não. É um processo de muita troca. Fazemos isso há tanto tempo que não há mais uma briga de egos ou de quem controla a produção, já conhecemos nossos pontos fortes e fracos e sabemos trabalhar em equipe. ‘Ron Bugado’ é um resultado dessa sintonia do qual temos muito orgulho”.
Assista ao trailer:
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Entretenimento/noticia/2021/12/ron-bugado-4-motivos-para-assistir-animacao-com-os-pequenos-na-disney.html