Sunday, October 10, 2021

Pré-natal psicológico: por que é tão importante cuidar da mente na gestação?

https://ift.tt/3lw0krr

A saúde física da gestante é monitorada constantemente ao longo da gravidez, mas e a saúde mental? Pois, saiba que a saúde psicólogica é tão importante quanto a física. E na gravidez, isso tem até nome: "pré-natal psicológico".

+ Estudo indica que estresse na gravidez pode afetar o desenvolvimento do cérebro do bebê

Quando a mulher começa a gerar uma nova vida, os hormônios ficam "à flor da pele" e as mudanças físicas e emocionais são profundas. Por isso, estar atenta à saúde mental — e até apostar no acompanhamento de um profissional da área —, pode trazer inúmeros benefícios. Um atendimento especializado é capaz de diagnosticar precocemente algo que não vai bem, evitando, por exemplo, uma depressão, que pode ser pré-existente e se intensificar, ou pode começar durante a gestação ou no pós-parto.

insonia-sono-gravidez-gestacao-2 (Foto: Martin Dimitrov / Getty Images)

 

A mulher também pode buscar ajuda em situações que são bastante comuns durante a gestação, como:
- Ansiedade em relação às mudanças que estão por vir;
- Dificuldade no relacionamento com o parceiro ou medo das mudanças no relacionamento após o parto;
- Insegurança em relação à capacidade de ser uma boa mãe;
- Preocupações em relação ao vínculo com o bebê;
- Angústias sobre a relação com os filhos mais velhos;
- Medo de lidar com gestações de múltiplos;
- Preocupações financeiras;
- Frustração em relação ao corpo que está mudando;
- Medo do parto;
- Preocupação com o futuro da carreira.

Segundo o ginecologista e obstetra Alberto d'Áuria, diretor do Centro de Medicina Integrativa do Hospital e Maternidade Pro Matre, em São Paulo, a "obstetrícia clássica", muitas vezes, "esquece que está diante de um ser-humano que atravessa um dos ritos de passagem mais importantes da existência da vida da mulher, que é a transformação da mulher em mãe". "Essa transformação é de extrema gravidade no que diz respeito à toda essa explosão hormonal que existe dentro do cérebro. Nesse período, ocorre uma transformação metabólicas; as glândulas produzem hormônios de forma diferente; há o fato de ceder o corpo, isto é, o consentimento no que diz respeito à permissão para ocupação desse corpo para outro ser humano; a responsabilidade que virá pela frente; a preocupação e tudo aquilo que rodeia o fato de ser mãe, pois a mulher sabe que não será algo temporário, mas pelo resto da sua existência", pontuou.

"Então, é importante que se saiba como está a mente diante desse momento de transformação, de passagem 'mulher-mãe'. Os hormônios gestacionais deixam o cérebro preparado pra isso, mas é um preparo que merece apoio e ajuda. É importante ouvir como ela se sente e estar atento ao momento em que se pode ajudá-la no enfrentameto dessa mudança. E isso tudo deve acontecer de forma bastante saudável para que ela consiga gerar outra cabeça saudável, diante da transformação dentro do útero. Então, é de fundamental importância que todas possam ser ouvidas e recebam apoio para que o pré-natal avance de forma tranquila e que a gestação finalize também de forma saudável, evitando decompassos no pós-parto, como psicose puerperal, depressão e o próprio baby blues, que acontece com tanta frequência hoje", finalizou.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/10/pre-natal-psicologico-por-que-e-tao-importante-cuidar-da-mente-na-gestacao.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...