Nesta quinta-feira (7), a Pfizer entrou com um pedido formal para que sua vacina contra a covid-19 seja liberada para crianças de 5 a 11 anos nos Estados Unidos. Em sua conta oficial no Twitter, a farmacêutica anunciou que já entregou aos órgãos regulatórios toda a documentação exigida para a autorização do uso emergencial da vacina para essa faixa etária. Atualmente, o imunizante só pode ser aplicado em crianças e adolescentes com 12 anos ou mais.
Nas últimas semanas, a Pfizer e a BioNTech já haviam apresentado os resultados dos testes iniciais da sua vacina contra a covid-19 em crianças menores de 12 anos. Faltava apenas fazer o pedido formal de autorização da vacina à Food and Drug Administration (FDA). Agora, com todos os documentos oficialmente enviados, cabe aos órgãos regulatórios dos Estados Unidos avaliarem se as vacinas são realmente eficazes e seguras para a população pediátrica.
Segundo o jornal The New York Times, a FDA prometeu ser ágil na avaliação do pedido. Uma reunião provisória foi agendada para o próximo dia 26 de outubro, para discutir a questão. A expectativa é de que a decisão seja tomada até o fim do mês de novembro.
Por enquanto, a Pfizer só pediu autorização para vacinar crianças menores de 12 anos nos Estados Unidos. Ainda não foram feitos pedidos a órgãos regulatórios de outros países e não foi divulgada uma previsão de quando isso será feito no Brasil.
Em nota enviada à CRESCER, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou que as vacinas só são aplicadas no país depois que os laboratórios comprovam que elas são seguras e eficazes. "Para incluir novos públicos na indicação de uma bula, o laboratório precisa conduzir estudos que demonstrem a relação de segurança e eficácia para determinada faixa etária. A solicitação de inclusão de uma nova faixa etária, ou seja, uma nova indicação na bula, deve ser feita pelo laboratório desenvolvedor da vacina", diz o comunicado.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Crescer? É só clicar aqui e assinar!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/10/pfizer-pede-autorizacao-para-vacinar-criancas-de-5-11-anos-nos-eua.html