Saturday, October 2, 2021

Gêmeos? Irmãos fazem aniversário no mesmo dia e horário, mas nasceram em anos diferentes

https://ift.tt/3Agq9Qt

 

Os irmãos Juliano, 4, e Sarah, 2, não são gêmeos, mas fazem aniversário no mesmo dia. E por incrível que pareça, a mãe das crianças, a empresária Paloma Cristina Feitoza Nunes, de 28 anos, não planejou nada disso! Seus dois filhos nasceram de parto normal no dia 19 de dezembro, porém, em anos diferentes: Juliano, em 2016, e Sarah, em 2018. 

Brasileira, natural de Osasco (SP), Paloma mora há alguns anos com a família na cidade de Aveiro, em Portugal. Em entrevista à CRESCER, ela conta que conheceu o atual marido, Juliano da Silva Jin, por um site de relacionamento. Como ele já morava em terras portuguesas, em 2016 ela decidiu encontrá-lo e acabou ficando por lá. 

Aniversário Juliano e Sarah (Foto: Arquivo Pessoal )

 

 

E, em abril do mesmo ano, apenas dois meses após ela ter chegado em Portugal, Paloma teve uma grande surpresa: "Descobri a gestação de Juliano. Senti um turbilhão de emoções, pois ali sabia que reviveria a experiência de ser mãe. Mas, os medos e inseguranças também vieram", desabafa. Por mais natural que esses sentimentos sejam em qualquer gestação, no caso da empresária o receio do que estava por vir tinha um histórico: em 2013, ela engravidou do primeiro filho, o pequeno Vitor, que faleceu quando estava com 2 meses e 10 dias de vida, vítima de morte súbita após uma pneumonia grave.

Nessa nova gestação, Paloma relata que buscou se manter tranquila, apesar da apreensão e das inseguranças que sentia. E, ao completar 41 semanas, ela foi internada no hospital. Segundo a brasileira, a conduta médica portuguesa recomenda que mulheres que chegaram a esse ponto da gravidez sejam internadas, para que os profissionais de saúde possam acompanhá-las de perto.

+ Semanas e meses de gravidez: como calcular?

Os irmãos comemorando o aniversário juntos (Foto: Arquivo Pessoal )

 

No dia do parto, ela se recorda de ter acordado às 8 da manhã e, no início da tarde, ainda estava com dois centímetros de dilatação. A médica, então, indicou a indução do parto normal, que logo acelerou o início das contrações. "Tive que ir diversas vezes para o chuveiro com água quente para ajudar na dilatação",  No fim da tarde, às 17h42, finalmente o bebê veio ao mundo. "Quando ouvi seu choro, senti um alívio no meu coração", relembra.  

Um ano depois do nascimento do pequeno Juliano, Paloma descobriu que estava grávida novamente. No entanto, quando fez o exame, ela descobriu que o bebê não tinha mais batimentos cardíacos. "Aquele anjo veio apenas nos dar "oi"', declara. 

O primeiro encontro dos irmãos (Foto: Arquivo Pessoal )

 

Um aniversário com emoção

 

 

Foi só em 2018 que a empresária soube que tinha um novo bebê a caminho: e dessa vez seria uma menina! A gestação de Sarah foi cheia de muita alegria e expectativa, principalmente do irmão mais velho. No entanto, na reta final da gravidez, pouco antes da pequena nascer, Paloma passou por momentos muito difíceis: primeiro porque no dia 9 de dezembro a irmã mais velha dela faleceu — sendo que dois anos antes ela já tinha perdido o pai. "Ambos moravam no Brasil, tive a pior experiência de viver fora do país naquele momento, pois não podia ir ao funeral das pessoas que eu tanto amava", lamenta. 

Além de estar passando por esse período de luto à distância, na sequência, no dia 12 de dezembro, ela passou por um susto com o filho Juliano, que teve uma febre alta e precisou ficar internado — felizmente, logo ele teve alta.

Uma semana depois, no dia 19 de dezembro — data do aniversário de Juliano — Paloma estava com 38 semanas e 4 dias de gestação e foi para uma consulta, ainda sem imaginar que a filha poderia nascer exatamente naquele dia. A médica, no entanto, anunciou que a empresária já estava com quatro centímetros de dilatação e que o parto iria acontecer em breve. "Ela me pediu para buscar minha bolsa de maternidade e voltar para o hospital", lembra. Mas, como não estava sentindo dores, Paloma chegou a ir para casa, almoçar com a família e até mesmo comprar um presente pelo aniversário do filho. 

Festa de Juliano após a saída da mãe da maternidade (Foto: Arquivo Pessoal )

 

O aumento das contrações ligou o alerta de que realmente era hora de ir para a maternidade. Chegando lá, foi tudo muito rápido! "A médica me examinou e me disse que não tinha tempo nem para o soro. Tomei um verdadeiro susto! Então, às 17h42, a Sarah nasceu de um parto totalmente normal. Mas 20 minutos antes, eu estava fazendo compra. Minha filha quase nasceu em um supermercado de um centro comercial aqui de Aveiro", diverte-se a mãe, passado o susto. E foi assim que os irmãos Sarah e Juliano nasceram não apenas na mesma data, mas também no mesmo horário! 

 

 

Após a chegada de Sarah, o "parabéns" de Juliano só foi cantado quando a irmãzinha saiu da maternidade. Desde então, os dois sempre comemoram o aniversário juntos, mas, é claro, com dois bolos! No início, o irmão mais velho não curtia muito a ideia de não ter mais uma festa só para ele, mas aos poucos foi se acostumando e criando uma relação de parceria com a irmã. "Na primeira festa deles juntos, planejamos cantar parabéns no horário em que eles nasceram. Nossos amigos até fizeram contagem regressiva", conta.

No ano passado, os pequenos ganharam uma nova irmã, mas dessa vez não tiveram que dividir o aniversário. A caçula Sophia Maria nasceu no início do ano, no dia 24 de maio de 2020. "Agora que são três, eu os chamo de 'Os Três Mosqueteiros'", revela a mãe. 

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/10/gemeos-irmaos-fazem-aniversario-no-mesmo-dia-e-horario-mas-nasceram-em-anos-diferentes.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...