Wednesday, October 6, 2021

Família diz que menina, de 10 anos, perdeu a vida para a covid-19 após levar crianças doentes da escola para a enfermaria

https://ift.tt/3BiJH80

 

Uma menina, de apenas 10 anos, não resistiu às complicações da covid-19 após ter sido potencialmente exposta ao vírus, enquanto estava na escola desempenhando a função de "enfermeira" da turma. A pequena Teresa Sperry, da Virginia, nos Estado Unidos, frequentava a escola Hillpoint Elementary School, em Suffolk. 

Seus pais, Nicole e Jeff Sperry, já estavam vacinados, assim como os dois filhos mais velhos do casal. No entanto, Teresa ainda não tinha sido imunizada, pois não tinha atingido a faixa etária em que a vacinação está permitida. Segundo informações da CNN, os sintomas da menina começaram no dia 22 de setembro. De acordo com os familiares, ela começou sentindo dor de cabeça e, na sequência, teve febre e passou a tossir e a vomitar, o que a fez ir imediatamente ao hospital. Na unidade de saúde, a garota fez um exame para a covid-19 que, a princípio, deu negativo. Seus exames de raio X também não apontaram nenhum sinal de pneumonia. Então, a família voltou para casa e continuou a quarentena. No entanto, o quadro da menina se agravou. Em 24 horas, ela parou de respirar e foi levada às pressas para um hospital local, em Norfolk, onde não resistiu.

Teresa faleceu após complicações pela covid-19 (Foto: Reprodução Facebook)

 

Na última segunda-feira (4/10), enquanto Nicole estava de luto pela perda da filha, o distrito escolar onde a mãe dá aulas estava discutindo a necessidade da obrigatoriedade do uso de máscara. "Não sabíamos nada sobre a covid-19 no início. Mas agora, nós sabemos. Não há nada a temer se você é saudável. Covid acabou e podemos seguir nossas vidas", dizia uma das pessoas na reunião. Inconformada com a situação, vendo muitas pessoas não levando a pandemia com seriedade, a mãe da estudante desabafou: "Se tudo tivesse acabado, minha filha ainda estaria aqui, não estaríamos dando essas entrevistas, não estaríamos nos preparando para o funeral dela. Me perturba muito que as pessoas fiquem tão indiferentes à doença, enquanto minha filha se foi", disse em entrevista à CNN.

"Uma das coisas que ela nos disse antes de ficar doente foi que seu trabalho era ser a 'enfermeira da turma', para levar as crianças doentes da classe para a enfermaria", disse o pai da menina. "E minha filha é assim, ajudar as pessoas faz parte dela, não é algo que ela não gostaria de fazer", acrescentou Jeff. Os pais não deixaram claro se a menina foi solicitada a desempenhar essa função ou se fazia de forma voluntária. 

Em entrevista à CNN, o superintendente da Divisão de Escolas Públicas de Suffolk, John B. Gordon, disse que o protocolo da escola é que se uma criança se sentir doente, o professor da sala de aula deve entrar em contato com a secretaria e um dos enfermeiros da escola é acionado para buscar o aluno. “Ainda estamos investigando para garantir que esse processo seja seguido com fidelidade”, afirmou. Especificamente na sala de aula de Teresa, nenhum caso de covid chegou a ser registrado, disse Gordon à CNN. "Não houve nenhum caso antes da tragédia com Teresa e não houve nenhum caso desde a minha comunicação com vocês. O rastreamento de contatos ainda está em andamento", declarou.

"Nossa filha estava perfeitamente saudável. E teria continuado aqui se as pessoas parassem de mandar seus filhos doentes para a escola", escreveu Nicole no Facebook. Na última sexta-feira, o Departamento de Saúde da Virgínia registrou um total de 12 mortes de crianças e adolescentes no estado desde o início da pandemia, disse Logan Anderson, porta-voz do Departamento de Saúde da Virgínia à CNN. A morte de Teresa eleva o número para 13. Seis dessas mortes ocorreram na faixa etária de 0 a 11 anos de idade e sete na de 12 e 19 anos, afirmou Logan.

Em uma carta enviada às famílias dos alunos das Escolas Públicas de Suffolk na terça-feira, Gordon anunciou a morte de Teresa, mas não informou seu nome. "Eu não vou mais me esconder. Minha linda garota foi tirada de mim porque as pessoas são muito egoístas para se preocuparem com o que poderia acontecer com os outros. Eu não era. Usávamos nossa máscara porque há muitos em nossa comunidade que estão em risco. Minha filha não estava em risco", desabafou a mãe no Facebook. 

À CNN, o superintendente enviou um comentário lamentando a morte da menina. "As Escolas Públicas de Suffolk estão com o coração partido devido à trágica perda de um de nossas alunas, Teresa Sperry. É nossa intenção apoiar a família, a escola e toda a nossa comunidade escolar durante este momento tão difícil", dizia o texto.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos


 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2021/10/familia-diz-que-menina-de-10-anos-perdeu-vida-para-covid-19-apos-levar-criancas-doentes-da-escola-para-enfermaria.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!