Saturday, October 2, 2021

Estudo recomenda cautela no uso de paracetamol por grávidas; entenda os riscos

https://ift.tt/3Da70Bv

Um estudo publicado na última semana pela revista científica Nature Reviews Endocrinology sugere que o paracetamol – remédio usado geralmente no combate à dor e à febre – seja ingerido com cautela por mulheres grávidas e sempre com a recomendação expressa de um médico. Os resultados, porém, são controversos para alguns especialistas. Afinal, o paracetamol é seguro na gestação?

Consumo de remédios na gravidez deve ser orientado por médico, e em dose adequada (Foto: Pexels)

 

“O paracetamol só deve ser usado quando medicamente recomendado durante a gravidez e as doses devem ser mantidas no mínimo”, menciona o estudo, apoiado por um grupo de 91 especialistas internacionais. Para essa conclusão, foram revisados dados de trabalhos publicados entre 1995 e 2020.

Os especialistas que assinam o levantamento acreditam que o analgésico possa prejudicar o desenvolvimento do bebê no útero, apontando que dezenas de pesquisas associaram o medicamento ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), autismo, atraso de linguagem em meninas e diminuição do QI. A pesquisa também sugere que o analgésico possa estar relacionado a distúrbios reprodutivos e urogenitais nos meninos, além de câncer testicular. Ainda nos meninos, também teriam sido identificadas taxas de puberdade precoce, contagens de espermatozóides diminuídas e fertilidade reduzida. Já meninas expostas ao paracetamol antes do nascimento também poderiam iniciar a puberdade mais cedo.

Há, no entanto, cientistas que rejeitam as alegações, dizendo que a coleção de artigos revisados "não é robusta o suficiente para tirar quaisquer conclusões".

 

“Este artigo não muda as recomendações sobre o uso de paracetamol na gravidez. Infelizmente, muitas dessas evidências não são robustas o suficiente para tirar quaisquer conclusões de que o uso de paracetamol na gravidez, especialmente o uso ocasional, provoca problemas de desenvolvimento em humanos. O paracetamol é eficaz na redução da dor e da febre e, portanto, continua a ser um medicamento importante que as gestantes devem usar se necessário. Claro, grávida ou não, ninguém deve tomar um medicamento desnecessariamente, por mais tempo do que o recomendado ou em uma dose maior do que o necessário”, afirma a Dra. Sarah Stock, especialista em medicina fetal da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido.

Os autores da revisão também defendem que o paracetamol continua sendo uma droga importante e comumente usada com poucas alternativas disponíveis e, por isso, as pessoas devem ser aconselhadas desde o início da gravidez sobre sua situação individual e como limitar o uso de paracetamol.

Afinal: usar ou não usar?

 

“O estudo é interessante, mas os resultados devem ser analisados com cuidado e geram controvérsias na sua análise e interpretação. É importante como um alerta para a gestante ter um bom acompanhamento pré-natal e orientação sobre as medicações que são seguras para a mãe e o bebê”, defende Mário Macoto Kondo, chefe da Obstetrícia do Grupo Santa Joana, São Paulo (SP).

O médico defende que o paracetamol pode ser utilizado em qualquer período da gravidez. “A orientação é utilizar por um período curto e não ultrapassar a dose de 4g por dia. É classificado como medicamento categoria B, de uso seguro durante a gravidez, pela Anvisa (Agência nacional de vigilância sanitária) e pelo FDA (Food and Drug Administration) nos EUA", afirma.

O risco, ainda segundo o especialista, é postergar situações que precisam de avaliação médica. Por isso, a orientação é, não havendo melhora com a medicação, sempre buscar atendimento médico.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/10/estudo-recomenda-cautela-no-uso-de-paracetamol-por-gravidas-entenda-os-riscos.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...