Tuesday, October 5, 2021

Ensaio mostra amamentação em público sem culpa ou julgamento

https://ift.tt/2Ytu9jp
331 Ensaio Amamentacao Elisa Pelegrino com as filhas, Maria Alice, 2 anos, e Maitê, 2 meses (Foto: Jennifer Bueno)

 

Na casa da professora de educação física Ana Paula Stano Casalinho, 40, a amamentação sempre foi em livre demanda. Durante as aulas de yoga que ela dava, sua filha Lila, hoje com 5 anos, adorava mamar no peito da mãe, enquanto a profissional ainda fazia as posições da prática. Casada com Leandro Pereira, 43, também professor de educação física, para Ana Paula, amamentar sempre foi um desejo. Mas para conseguir realizá-lo, enfrentou obstáculos. “Foi um processo doloroso. Precisei de auxílio de profissionais, principalmente porque eu tinha o mamilo invertido. Isso não me impedia de amamentar, mas tive de me adaptar”, lembra.

Nesse período, a rede de apoio de Ana Paula foi fundamental. Ela conta que, às vezes, acordava para dar de mamar à filha sem vontade de pegá-la, mas seu marido a estimulava, colocando a bebê no seu peito. Com todo o suporte familiar, a pequena Lila mamou até os 3 anos e meio, prova de que o entorno da lactante é extremamente importante para incentivá-la a manter a amamentação.
 

331 Ensaio Amamentacao thais duarte e a filha, Malu, na época com 3 meses, fotografadas em um shopping (Foto: Jennifer Bueno)

 

 

A Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada em agosto, aborda justamente essa temática: “Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”. A iniciativa quer mostrar que indivíduos e organizações também podem impactar o ato de amamentar.

Com apoio e informação, é possível aumentar os índices de aleitamento. Felizmente, no Brasil, estamos num bom caminho. Entre fevereiro de 2019 e março de 2020, foram coletados dados preliminares do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI), feito com 14.584 crianças com menos de 5 anos. Entre bebês com idade inferior a 4 meses, a prevalência do aleitamento materno exclusivo foi de 60%. Já entre crianças com menos de 6 meses, 45,7%.  Outra notícia positiva: em relação a anos anteriores, os índices de aleitamento subiram significativamente. Considerando apenas o aleitamento materno exclusivo entre menores de 6 meses, esse número aumentou cerca de 15 vezes entre 1986 e 2020, passando de 2,9% para 45,7%.
 

331 Ensaio Amamentacao Eliza Sampaio com o filho, Arthur, quando ele tinha 3 anos (Foto: Jennifer Bueno)

 

 

Mas nem tudo são flores. Embora seja notável que as mães estão mais engajadas com o aleitamento, elas ainda enfrentam muitos olhares atravessados, principalmente quando estão amamentando em público. A professora Ana Paula diz que já ouviu muitas críticas. “Me ofereciam toalhinha… Eu percebia aquele cochicho”, afirma. Para quebrar tabus em relação à amamentação, ela decidiu ser uma das personagens do projeto Amar, quando sua filha tinha 5 meses, em 2016. A proposta, idealizada pela fotógrafa mineira Jeniffer Bueno, 32, busca expor a beleza da amamentação, por meio de ensaios fotográficos, mostrando que as mães não precisam se censurar, já que têm o direito de amamentar seus filhos, seja em casa, seja em público.

 


Liberdade, liberdade
Jeniffer, que mora em Poços de Caldas (MG), começou a trabalhar com a fotografia há 13 anos, a princípio clicando festas e casamentos, junto com seu marido e sócio, Eder Ribeiro, 34. Suas lentes se voltaram para a amamentação só em 2016, quando surgiu a ideia de criar o projeto Amar, em parceria com um grupo de doulas. A iniciativa é voluntária e busca encontrar mulheres engajadas com o aleitamento. “Nunca foi apenas um incentivo para as mães, mas também uma forma de mostrar a beleza da amamentação às pessoas que ridicularizam ou banalizam as lactantes que não estão cobertas ou escondidas dentro de casa. O objetivo é enxergar o aleitamento livre da questão do corpo em si, e voltado para o ato”, afirma a fotógrafa.

331 Ensaio Amamentacao Claudia Bitencourt e Emília, 8 meses, no Mercado Municipal de Poços de Caldas (Foto: Jennifer Bueno)

 

 

Assim, 15 mulheres foram convidadas a posar  para os ensaios à época, em Poços de Caldas. Uma das participantes é a nutricionista Eliza de Souza Sampaio, 41. Ela fez parte da primeira sessão de fotos, em 2016, em um espaço que foi emprestado para o projeto. Mãe da Sophia, 14, e do Arthur, 8, Eliza foi fotografada com o seu filho caçula, quando ele tinha 3 anos – e ainda mamava no peito.

Eliza, que também é doula, contribuiu para tirar o projeto do papel. “Tínhamos visto fotos lindas de mulheres amamentando e pensamos: ‘vamos fazer?’. Lançamos a ideia nas redes sociais e, em pouco tempo, tínhamos uma lista de espera de interessadas”, lembra. Ela conta, ainda, que sua experiência com a amamentação não foi fácil, pois sentia dor. Além dos obstáculos físicos, tinha de lidar com certas questões contra o aleitamento. “Sempre tem palpites, receita de leite em pó, ‘presentes’, como mamadeiras... Parece que a sociedade está toda empenhada em fazer você desistir”, afirma a mãe, que amamentou a filha até 1 ano e 1 mês e o filho, até 6 anos.
 

331 Ensaio Amamentacao Maria Lúcia Dias amamenta a filha, Helena, 1 ano e 5 meses, em uma feira livre (Foto: Jennifer Bueno)

 

 

A primeira edição do trabalho fez tanto sucesso que as organizadoras decidiram investir em mais uma sessão de fotos, em 2017. Dessa vez, Jeniffer conseguiu reunir 48 lactantes na rampa de voo livre da cidade. Com o sucesso, suas fotos fizeram parte de várias exposições e o projeto passou a acontecer todos os anos. Em 2018, a fotógrafa inovou na temática, e levou as mães para amamentar em espaços urbanos, como terminais de ônibus, cafeterias, bancos, shoppings, lojas e feiras livres. Uma das lactantes amamentou até em frente a um semáforo! “Nós inserimos as mães em ambientes reais. Sabemos que a criança pode querer mamar ali”, diz a fotógrafa.

Durante o ensaio, Jeniffer ouviu muitas críticas de pessoas que diziam que amamentar em locais públicos era uma baixaria. A doula Eliza aponta que essas situações de preconceito são frequentes. “Certa vez, estávamos em um restaurante, e uma família pediu ao garçom para mudar de mesa, pois se incomodaram com o fato de eu estar amamentando. O que ocorre é a sexualização do corpo da mulher, e isso mexe em estruturas patriarcais muito sedimentadas”, explica.

331 Ensaio Amamentacao Flávia Thamy Silva com a filha, Heloísa, 3 meses, em casa (Foto: Jennifer Bueno)

 

 

O último ensaio do projeto ocorreu em 2019. Dessa vez, a câmera de Jeniffer invadiu a casa de oito lactantes, com o intuito de mostrar como elas incluem a amamentação em sua rotina. Tinha mãe que estava em home office e precisava amamentar trabalhando. Havia aquelas que estavam amamentando entre as panelas ou tentando dividir o momento do aleitamento com os cuidados com os filhos mais velhos.

Em 2020, o mundo e o projeto foram surpreendidos com o avanço da pandemia da covid-19. A fotógrafa precisou suspender os ensaios, mas está ansiosa para voltar a fotografar as lactantes e continuar mostrando a beleza do aleitamento: “Eu acredito que as mães têm o direito de amamentar onde quiserem. Esse é um ato de respeito com a criança”, conclui.

331 Ensaio Amamentacao Tatiane Pelegrino dá o peito a João em meio aos afazeres da casa, quando ele tinha 1 ano e 8 meses (Foto: Jennifer Bueno)

 

 

 

 

331 Ensaio Amamentacao Ana Paula Stano, em posição de yoga, com Lila, na época com 5 meses (Foto: Jennifer Bueno)

 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/10/ensaio-mostra-amamentacao-em-publico-sem-culpa-ou-julgamento.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!