Bebês que foram amamentados têm menor risco de desenvolver diabetes tipo 1, aponta estudo publicado nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Karolinska, na Suécia. Os pesquisadores, que fizeram uma revisão de 152 trabalhos que examinavam como a dieta afeta a probabilidade de ter a doença, descobriram que a amamentação prolongada e exclusiva por seis meses é um fator de proteção contra a condição crônica.
Os bebês amamentados por pelo menos seis meses tiveram 61% menos risco de desenvolver a doença do que aqueles amamentados por um período mais curto. A pesquisa apontou ainda que os pequenos que receberam apenas leite materno nos primeiros três meses de vida tiveram 31% menos probabilidade de desenvolver a doença do que aqueles que não foram amamentados exclusivamente. Para os pesquisadores, essa é mais uma evidência de que a amamentação promove o amadurecimento do sistema imunológico dos bebês e aumenta as bactérias intestinais fundamentais para a boa digestão e defesa do organismo.
A pesquisa descobriu ainda que bebês que começaram a comer alimentos contendo glúten, como cereais, pão, doces, biscoitos e massas, aos 6 meses de vida tiveram 54% menos probabilidade de desenvolver diabetes 1 do que aqueles introduzidos nos alimentos anteriormente. Esperar até os seis meses para introduzir frutas na dieta também foi associado a uma redução de 53% no risco.
O estudo não encontrou relação aparente entre diabetes tipo 1 e a idade de introdução ao leite em pó ou o consumo de carne e vegetais. Nem houve qualquer associação entre a ingestão de glúten e vitamina D pela mãe durante a gravidez e as chances de o filho ter a doença.
A pesquisadora Anna-Maria Lampousi, principal autora do estudo, disse em nota: “Aprender mais sobre as causas do diabetes tipo 1 é a chave para prevenir a doença e suas complicações. A identificação de alimentos e outros fatores ambientais que podem alterar o risco da doença é particularmente valiosa. As descobertas mais significativas do estudo foram sobre os efeitos benéficos da amamentação e os efeitos prejudiciais da introdução precoce de glúten e frutas”.
No diabetes tipo 1, o sistema imunológico destrói as células produtoras de insulina do pâncreas, impedindo que o corpo produza o hormônio em quantidade suficiente para regular os níveis de açúcar no sangue. Com o tempo, os níveis elevados de açúcar no sangue podem danificar o coração, os olhos, os pés e os rins e podem encurtar a expectativa de vida. O que desencadeia o ataque do sistema imunológico é desconhecido, mas acredita-se que envolva a combinação de predisposição genética e gatilho ambiental, como vírus ou consumo de alimentos específicos.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/10/criancas-que-foram-amamentadas-tem-menos-risco-de-desenvolver-diabetes-tipo-1-diz-estudo.html