Friday, October 15, 2021

Covid: pai é obrigado a tomar vacina ou apresentar teste negativo antes de visitar filha

https://ift.tt/3FQBpqw

Um juiz da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, decidiu condicionar as visitas de um pai à filha de 3 anos. Ele só poderá ver a menina se apresentar, antes, um teste negativo para covid-19 ou, então, decida receber o imunizante. A decisão é do dia 7 de outubro. “O vírus da covid-19 permanece uma ameaça à saúde. Os perigos de permanecer voluntariamente não vacinado não podem ser subestimados, principalmente quando se tem acesso a uma criança”, declarou o magistrado, de acordo com o New York Post.

Testes continuam positivando (Foto: Warley de Andrade)

 

 

Caso o pai continue se negando a receber o imunizante, ele deverá apresentar um teste PCR negativo por semana, além de um teste de antígeno até 24 horas antes de ter contato com a criança — atualmente, as visitas ocorrem a cada dois finais de semana. “Infelizmente, e na minha opinião, incompreensivelmente, uma minoria, agarrando-se à desinformação, teorias da conspiração e noções confusas de 'liberdade individual', se recusa a receber o imunizante”, argumentou o juiz.

Pais divorciados vão ao tribunal para decidir vacinação dos filhos contra a covid, nos EUA

O advogado do pai, Lloyd Rosen, afirmou que o juiz estabeleceu um precedente perigoso e que sua decisão “não é baseada na ciência”. “Meu cliente apenas está preocupado com a vacina porque ouviu falar dos efeitos colaterais. Certa vez, ele teve uma reação ruim a uma vacina contra a gripe”, afirmou o advogado, acrescentando que o homem já foi infectado pelo vírus da covid-19 e por isso, segundo ele, “já tem imunidade tão protetora quanto a vacina”.

O pai teria argumentado, ainda, que a exigência é uma “intrusão irracional em seus direitos como cidadão americano”. No entanto, o advogado da mãe, Evan Schein, considerou que a decisão do juiz é totalmente justificada. “É algo extremamente importante que destaca os tempos extraordinários em que vivemos e reforça que os melhores interesses de uma criança são fundamentais”, disse ele. Ainda segundo o site de notícias, o casal se separou em 2019 e, desde então, disputa a custódia da menina. As visitas do pai sempre são supervisionadas, porque ele tem “histórico de abuso de substâncias e problemas de saúde mental não tratados”, de acordo com a sentença.

O juiz acrescentou ainda que a vacinação se tornou um “pré-requisito” para a vida cotidiana em sociedade e que a não vacinação do pai coloca a criança em risco iminente. “Este juiz deve sentir que todos os americanos que não foram vacinados estão colocando seus filhos em risco ou dano iminente e, portanto, os tribunais devem intervir e remover essas crianças de seus pais. Esta é uma posição absurda de se tomar”, argumentou o advogado, acrescentando que seu cliente está considerando recorrer da decisão.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/10/covid-pai-e-obrigado-tomar-vacina-ou-apresentar-teste-negativo-antes-de-visitar-filha.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...