Friday, October 8, 2021

Baixa cobertura vacinal para meningite meningocócica¹ acende alerta

https://ift.tt/3AkE5c0
Antes disponibilizada nos postos de saúde para crianças de até cinco anos, a vacina contra meningite meningocócica C estará disponível para crianças de até dez anos de idade, até dezembro de 2021. (6) (Foto: Gettyimages)

 

Evolução rápida e alta letalidade são algumas das características principais da meningite meningogócica, infecção que atinge as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. (2-4) A prevenção da doença é relativamente simples: existe vacina para os cinco principais sorogrupos circulantes no país: os tipos A, B, C, W e Y.(9,10)

Segundo uma pesquisa realizada pela IPSOS Mori e encomendada pela farmacêutica GSK, aproximadamente 50% dos pais brasileiros declararam ter adiado ou cancelado alguma dose do esquema vacinal contra a meningite meningogócica.  A maioria deles — 72% — afirmou que a razão para o atraso foram as medidas restritivas da pandemia. (5)

"O esquema de vacinação contra a meningite C, responsável por 59% dos casos da doença quando observadas todas as faixas etárias, é composto de três doses, com três, cinco e doze meses de vida. Vínhamos com 88% de cobertura vacinal nas duas primeiras doses. Em 2021, em dados parciais até o momento, tivemos apenas 47%, enquanto a terceira dose caiu de 85% em 2019 para 47,7% em 202113,14", explica Lessandra Michelin, infectologista e gerente médica de vacinas da GSK.

Por conta desse cenário, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) ampliou a recomendação para recuperação de esquema vacinal desse imunizante.

"É uma excelente oportunidade para atualizar o calendário vacinal das crianças. Tanto as que não tomaram nenhuma dose como as que precisam complementar o esquema de vacinação", destaca Lessandra.

Enquanto na rede pública a vacina contra o tipo C está disponível apenas para crianças (7), a vacina contra os tipos A, C, W e Y (conjugada) está disponível para adolescentes entre 11 e 12 anos.(8) Nas clínicas privadas, a vacina ACWY e a vacina meningocócica B podem ser aplicadas a partir dos 2 meses, com doses complementares e de reforço ao longo dos meses.(11) Lessandra destaca a importância de se completar o calendário vacinal:

"As primeiras doses servem para induzir os anticorpos. Com isso, o corpo vai lembrar melhor da doença e, quando o reforço for feito, ele vai lembrar por mais tempo. A dose de reforço serve para segurarmos os anticorpos a longo prazo."

O retorno às atividades presenciais, especialmente a volta às aulas nas escolas, também requer cuidados com a vacinação.(11) Por conta do abandono vacinal, crianças e adolescentes estão mais vulneráveis à contaminação (12):

“A vacinação é a melhor forma de prevenção. Com o retorno às aulas e atividades,precisamos proteger crianças, jovens e adultos”, acrescenta a médica.

A transmissão da meningite meningocócica se assemelha à da COVID-19. Isso porque acontece através de gotículas ou secreções respiratórias via tosse, espirro ou beijo (12).Marco Aurélio Sáfadi, médico infectologista, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e presidente do departamento de infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), explica que alguns sintomas da meningite podem ser parecidos com os provocados pelo novo coronavírus, mas, em geral, apresentam quadros mais dramáticos:

"A meningite provoca febre, vômito, dores de cabeça, manchas no corpo. Pode gerar alguma dúvida de início, mas conforme o quadro vai evoluindo, fica bem claro. É uma doença devastadora, imprevisível. E 90% dos casos ocorrem em pessoas que eram previamente saudáveis. Muitas vezes, a criança vai rapidamente para a UTI. No Brasil, a taxa de letalidade da doença chega a 20%. E entre os que sobrevivem, 20% ficam com sequelas, como perda auditiva e membros amputados."

Conscientização
Suelen Caroline Santiago, de 31 anos, fundou a Associação Brasileira de Combate à Meningite (ABM) depois que seu filho, João Marcos, contraiu meningite tipo B, com dois meses de idade. Depois de passar 105 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), João voltou para casa com sequelas como a perda de oito falanges nos dedos das mãos e a amputação da perna esquerda. Hoje, com quatro anos, leva uma vida saudável, enquanto a mãe tem como missão conscientizar a sociedade a respeito da prevenção e acolher sobreviventes da meningite e suas famílias.

"A meningite existe, é real. Não desejo para ninguém o que vivi dentro da minha casa.Priorizem a vacinação, tanto na rede pública quanto na privada. Ela salva vidas e é o meio mais seguro de combate a essa doença. A imunização traz vida para nós e para o próximo", defende ela.

Vacinas: Juntos Contra Meningite

Material destinado ao público em geral. Por favor, consulte seu médico.

Referências:
1. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Comunicado - Disponibilização da vacina meningocócica C (Conjugada) para as crianças e adolescentes não vacinados até 10 anos de idade. Disponível em: <https://ift.tt/3oMhEdQ>. Acesso: 17 ago. 2021.
2. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Meningococcal Meningitis. Disponível em: <https://ift.tt/3BpZimk>. Acesso em: 4 mar. 2021.
3. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Família SBIm. Doenças. Meningite meningocócica. Disponível em: <https://ift.tt/2YxOZhc>. Acesso em: 4 mar. 2021.
4. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde de A a Z. Meningite. Disponível em: https://ift.tt/3iKYCAs>. Acesso em: 4 mar. 2021.
5. Dados retirados da pesquisa realizada pela Ipsos MORI, em nome da GSK, com 4.962 pais ou responsáveis em 8 países, entre 19 de janeiro e 16 de fevereiro de 2021.
6. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Calendário de vacinação da criança. Disponível em:<https://ift.tt/2YFagGn>. Acesso em: 4 mar. 2021.
7. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Informe Técnico - Orientações técnico-operacionais para a Vacinação dos Adolescentes com a Vacina Meningocócica ACWY (conjugada). Disponível em: <https://ift.tt/3aiUljj>. Acesso em: 4 mar. 2021.
8. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Calendário de vacinação da criança 2020/2021. Disponível em: <https://ift.tt/2yVZknE>. Acesso em: 15 mar. 2021.
9. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Doença meningocócica (DM). Disponível em: <https://ift.tt/35WWqPq>. Acesso em: 4 mar. 2021
10. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Calendário vacinal SBIm 2020/2021: do nascimento à terceira idade. Disponível em: <https://ift.tt/31oPLJG>. Acesso em: 4 mar.2021.
11. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Vacinação em dia, mesmo na pandemia. Disponível em: https://ift.tt/3mB48H2 Acesso: 21 de set. 2021
12. Domingues, CM . et al. "Coberturas vacinais e doenças imunopreveníveis no Brasil no
período 1982-2012: avanços e desafios do Programa Nacional de Imunizações." Epidemiologia e Serviços de Saúde 22.1 (2013): 9-27. DOI.: https://ift.tt/3uXd6SX
13. Pesquisa realizada na base de dados DATASUS, utilizando os limites “ano/mês” para Linha, “Dose 1, Reforço 1, Dose 2, reforço 2” para Coluna, “doses aplicadas” para Medidas, e “2019-2021” para Períodos Disponíveis. Disponível em:  https://ift.tt/2MFZ4Qj>. Acesso em: 22 set. 2021.
14. Pesquisa realizada na base de dados DATASUS, utilizando os limites “Imuno” para Linha, “Ano” para Coluna, “Coberturas vacinais” para Medidas, “meningococo C e meningococo C (1° ref)” para imuno e “2019-2021” para Períodos Disponíveis. Disponível em:
<https://ift.tt/2MFZ4Qj>. Acesso em: 22 set. 2021.

NP-BR-ABX-WCNT-210016– SETEMBRO/2021



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Publieditorial/GSK/noticia/2021/10/baixa-cobertura-vacinal-para-meningite-meningococica-acende-alerta.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...