Sabe aquele primeiro rabisco do seu bebê que está lá, guardadinho na gaveta, com o maior amor? Talvez você nem perceba, mas ele mostra muito sobre quem é seu filho. Os traçados, que vão se modificando e ganhando formas com o passar da idade, traduzem os sentimentos e a visão que ele tem do mundo, que vai adquirindo diferentes significados, especialmente até os 7 anos.
“O desenho é uma fonte rica de expressão da sua imaginação, emoções, sentimentos, criatividade, além de ser uma atividade que as crianças adoram realizar. O desenho é uma maneira de perceber o desenvolvimento dos pequenos, nas diferentes etapas da sua infância”, explica a psipedagoga Luciana Schuarts Ferreira, professora e especialista em Educação Infantil da Aprende Brasil (PR).
Garatuja é o nome que se dá aos primeiros rabiscos e desenhos da criança, que seguem pela primeira infância (até os 7 anos), inicialmente sobrepostos em muitas camadas. “Para nós, adultos, pode parecer sem sentido e isso acontece porque a mão tenta equilibrar o lápis, ainda que sem firmeza, e a criança acaba desenhando sem limite físico da folha. Nessa fase, ela está mais interessada no efeito que produz ao passar o lápis do que em representar alguma coisa, predominando a imaginação", explica.
É o que Micael, 1 ano e 7 meses, expressa regularmente, com a ajuda da mãe, a também psicopedagoga Grazielle Tavares, arteterapeuta e especialista em Educação em Valores Humanos e Educação Especial e Inclusiva.
“Uso diferentes materiais, não só o caderno. Agora usamos prato de papelão e o papel craft na parede, pois é preciso trabalhar diferentes posições para desenvolver a coordenação visomotora. Com a idade, o plano vai mudando, assim como os desenhos", conta ela.
Grazielle destaca que, desta forma, a criança tem à disposição várias superfícies riscantes e consegue sentir as diferenças entre elas. “Isso ajuda também a se relacionar com o próximo, pois ensina que cada pessoa tem um jeito e uma forma de se comportar", relaciona.
A psicopedagoga aponta que é importante observar o desenvolvimento dos traçados e significados dos desenhos e também o que a criança pede. Assim como o papel, os lápis mudam de espessura. “Podemos observar os desenhos para identificar se a criança está pronta para ser alfabetizada, como ela se comporta, se é tímida ou não, a força utilizada no lápis, entre outras situações”, diz Grazielle.
É importante ainda lembrar que a criança aprende por imitação. “Não posso querer que meu filho se interesse por lápis e papel, se eu só uso celular ou notebook”, aponta a profissional.
À medida que a idade avança e a criança vai sendo estimulada, o desenho começa a evoluir, mostrando formas mais precisas, apresentando figuras mais nítidas e definidas. Os cenários e as representações ficam mais claros. Os desenhos podem ser feitos em diferentes suportes e com diferentes tipos de materiais - como a tinta - e com vários tipos de riscantes, como o pincel, por exemplo.
Confira as principais características dos desenhos do seu filho por idade, elencadas pela psicodegagoga Luciana Ferreira:
De 1 a 2 anos - garatuja desordenada: a criança não possui consciência do que é risco, apenas é o movimento do lápis. Ela segura o lápis de várias maneiras, com movimentos de vai e vem, não olha para o que faz. E o corpo acompanha o movimento durante o desenho.
A partir de 2 anos - a garatuja ordenada: a criança começa a descobrir a relação traço-gesto. Passa a olhar o que faz, tenta controlar tamanho, forma e localização no papel. Começa a fechar com figuras circulares ou espiraladas.
A partir de 3 anos - garatuja nomeada: representa com intenção um objeto concreto, por meio de uma imagem gráfica; o tempo desenhando fica maior. Começa alguns movimentos circulares associados a linhas verticais. A cabeça é caracterizada bem maior que o restante do corpo.
Dos 4 aos 6 anos - garatuja pré-esquemática: começa a descobrir a relação entre o desenho, o pensamento e a realidade. A figura da representação humana evolui em complexidades e organização.
Luciana ressalta que, em todas as idades, os elogios e os incentivos são fundamentais. “Tentar compreender essa expressão é uma forma de ver e perceber o mundo através do olhar da criança.”
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/05/garatujas-o-que-os-desenhos-dizem-sobre-criancas-na-primeira-infancia.html