Em seu primeiro livro infantil ‘Uma Ilha Fora do Mapa’ (R$ 54,90, DISRUPTalks), a atriz e escritora Regiane Alves decidiu fazer uma homenagem a seus dois filhos João, 7 anos, e Antonio, 6, através de uma aventura que reforça a importância de cuidar do planeta.
Na história recomendada para crianças a partir dos 8 anos, a dupla de irmãos protagonistas, que têm os mesmos nomes dos filhos de Regiane, encontra uma ilha de plástico no meio do mar, vê todos os malefícios que ela traz para água e os animais e começa a pensar no que é possível fazer para acabar com o problema.
Em entrevista à Crescer, a autora conta como o pensamento sustentável faz parte do dia a dia da família e como o relacionamento de parceria entre os dois filhos serviu como fonte de inspiração para a obra. Confira:
De onde veio a ideia de escrever ‘Uma Ilha Fora do Mapa’?
Do meu filho Antonio. Quando ele anda pelas ruas, recolhe todo o lixo e joga na lixeira. Achei aquilo curioso. Assisti a documentários, como ‘Mission Blue’ e ‘Oceano de Plásticos’, e me veio a questão de como gostaria de deixar um lugar melhor para eles. Acredito que o caminho seja a educação, a conscientização e o exemplo dos nossos atos.
Como surgiu sua preocupação com o meio ambiente? É algo que te acompanha desde criança?
Mais quando cresci. Não sou consumista, compro o que preciso. Sempre fui atenta à reciclagem do nosso lixo. Morei em uma casa onde implantei placas solares para gerar energia para a casa, uma vez que moramos num país com sol praticamente o ano todo. Também fiz captação da água de chuva para o jardim. Coisas que a natureza nos oferece e são pouco divulgadas.
Os seus filhos têm essa iniciativa de cuidar do planeta? Como isso se reflete no dia a dia de vocês?
Eles estudam em um colégio que sempre nos pede materiais recicláveis para atividades. No início, gera estranheza guardar embalagem de sabonete, tampinhas plásticas, mas depois que os trabalhos chegam é muito bacana ver o quanto foram criativos. Aqui em casa, reciclamos os lixos metais, plásticos e orgânicos, e sempre me perguntavam qual a cor de cada lixeira. Hoje, já sabem bem. Depende de nós passar adiante esse aprendizado para os pequenos.
Que dicas você dá para pais de crianças pequenas que estão buscando uma rotina mais sustentável?
Eu daria a dica dos “5 R's“
Reduzir - forma de consumir
Repensar - eu preciso disso?
Recusar - a compra urgente
Reciclar - os materiais que consumimos, como copos plásticos.
Reutilizar - os brinquedos, principalmente quando mudam de fase, e aqueles brinquedos que não possuem mais graça. Que tal trocar?
O poder transformador da imaginação é um dos motores da narrativa. Como você estimula isso na rotina com os meninos?
Antes de dormir, sempre leio para eles. Depois, conversamos sobre a mensagem do livro, também. Meditamos, e eles dormem. Desenhar com eles e brincar fazem parte da rotina. Estimular como pensar e como resolver, caso surja alguma questão. E, sendo atriz, a imaginação está bem presente aqui em casa.
'Uma Ilha Fora do Mapa' é um livro também sobre a parceria entre irmãos. Os meninos têm uma relação próxima? Como as personalidades deles se complementam?
Eles são muito diferentes. João Gabriel tem uma posição de líder, Antônio é mais reservado e muito carinhoso. Cada um tem um quarto, mas preferem dormir juntos desde pequenos. Sempre me perguntam se são gêmeos. É uma parceria tão linda de ver e acompanhar… Brigam pouco, mas ficam chateados quando brigam e pedem desculpas o quanto antes. Tentei, no livro, imprimir bem próximo do que são. Realmente fui abençoada com eles na minha vida.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Um-So-Planeta/noticia/2021/10/uma-ilha-fora-do-mapa-primeiro-livro-infantil-de-regiane-alves-destaca-importancia-de-cuidar-do-planeta-desde-cedo.html