Um menino, de apenas 6 anos, fez uma grande descoberta durante uma visita ao Dinosaur Hill Nature Preserve, em Michigan, nos Estados Unidos. O pequeno encontrou nada mais nada menos que um dente fossilizado de um mastodonte — um antigo mamífero que viveu na América do Norte e Central e morreu durante a última era glacial, há cerca de 11 mil anos. Os mastodontes eram bem parecidos com os mamutes, porém, tinham uma estrutura um pouco menor.
A reserva florestal onde o pequeno estava tem várias trilhas para as crianças e outros visitantes caminharem e explorarem e quem sabe encontrar algo interessante. Segundo informações do Daily Mail, Julian Gagnon contou que enquanto caminhava sentiu algo em seu pé que parecia um dente. O fóssil, que ele achou, tem aproximadamente o mesmo tamanho de uma mão humana e foi confirmado que pertenceu a um mastodonte americano por pesquisadores da Universidade de Michigan. "Honestamente, estou com um pouco de ciúme, pessoalmente, porque minerar fósseis é algo que eu gostaria de poder fazer todos os dias", disse Abigail Drake, docente do Museu de História Natural da Universidade de Michigan.
O pequeno Julian pensou que seria recompensado monetariamente por sua descoberta, mas isso não aconteceu. "No começo, eu pensei que ia conseguir dinheiro. Eu ia conseguir um milhão de dólares. Estou envergonhado agora", disse o menino. Apesar de não ter ganhado nenhuma contribuição financeira, o pequeno disse que seu achado o incentivou a pensar na paleontologia como profissão.
Os mastodontes são parentes ancestrais dos elefantes e mamutes e estavam entre os maiores animais terrestres da Terra na época. Esses mamíferos surgiram no final da Era Pleistoceno, há cerca de 12 mil anos.
Os especialistas acreditavam que os mastodontes viviam nas áreas árticas e subárticas cobertas por calotas polares. No entanto, eles agora acreditam que essas áreas eram apenas temporárias, devido ao clima significativamente mais quente antes de sua extinção. De acordo com a recente datação por radiocarbono de fósseis de mastodonte, acredita-se que eles desapareceram antes de os humanos colonizarem a região.
Em setembro de 2020, garimpeiros de ouro na Colômbia descobriram restos de um mastodonte. Dois meses depois, um dente de mastodonte foi descoberto por um adolescente do Missouri, no Grand River.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/10/menino-de-6-anos-encontra-dente-de-mastodonte-nos-eua.html