O pequeno Calton, de apenas 7 semanas, foi diagnosticado com “infecção viral” e mandado de volta para casa após seu médico apenas pesquisar os sintomas no Google, de acordo com a mãe Courtney Nixon, 27. Quando seu estado de saúde piorou, a mãe o levou a um hospital, onde o bebê precisou passar uma semana internado na UTI depois de receber o diagnóstico de bronquite.
Em entrevista ao Daily Mail, a mãe – que mora na cidade de Nottingham, na Inglaterra – disse que Carlton vomitava depois de todas as mamadas e apresentava tosse forte, além de aparentar dificuldade para respirar. No dia 13 de setembro, ela decidiu levar o pequeno ao consultório de um pediatra.
O médico, porém, não examinou o bebê e apenas fez uma pesquisa rápida em um site de buscas, de acordo com a mãe. “Ele literalmente pesquisou os sintomas no Google e disse que provavelmente era uma infecção viral e que meu filho ficaria bem”, revoltou-se Courtney. “Eu não conseguia acreditar. Eu poderia ter pesquisado os sintomas no Google em casa, mas esperava que ele soubesse um pouco mais do que isso”, continuou. Quando a mãe relatou sobre a dificuldade para respirar, o médico teria dito que aquela era a “respiração normal de um recém-nascido”.
No dia seguinte, Calton respirava com ainda mais dificuldade e não queria mamar. Foi quando a mãe resolveu levá-lo a um pronto-socorro, onde ele foi diagnosticado com bronquite e precisou ser levado à UTI. “O colocaram em uma máquina de oxigênio de alta pressão, que manteve seus pulmões abertos para permitir a entrada de ar. Foi tão horrível vê-lo assim”, desabafou Courtney. Os médicos disseram para a mãe que se ela tivesse esperado mais um dia para procurar o hospital, o bebê provavelmente não teria sobrevivido.
O pequeno recebeu alta no dia 18 de setembro, uma semana após dar entrada no hospital, e passa bem. Agora, a mãe faz um apelo aos médicos, para que levem em consideração quando os pais dizem que a criança não está bem. “Eles precisam ouvir os pais. É da vida de um bebê que estamos falando, ele não podia falar por si mesmo. Como mãe de quatro outros filhos, eu sabia algo estava errado”, declarou. “Como pai, você conhece muito bem o seu filho e não deve ter medo de pressionar os médicos se achar que eles não estão certos”, aconselhou Courtney.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/10/mae-de-bebe-internado-com-bronquite-desabafa-apos-medico-ter-errado-diagnostico-pesquisou-sintomas-na-internet.html