Um estudo feito pela Universidade de Leipzig (Alemanha), com 2.966 alunos do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental mostrou que os mapas de sala podem ajudar as crianças a interagir entre si e se tornarem amigas. Os autores observaram que, quando têm um lugar predeterminado para se sentar em sala de aula, os alunos apresentam mais chances de se aproximar de colegas de gêneros, etnias e desempenho escolar diferentes.
“A educação de um modo geral, independentemente da linha pedagógica, tem como grande objetivo justamente essa socialização, sempre dando a oportunidade aos alunos de serem quem eles são”, explica Thainá Carvalho, diretora pedagógica do Colégio Contemporâneo, de Natal (RN).
A especialista reforça, no entanto, que, apesar do resultado do estudo, o mapa de sala não é a única ferramenta capaz de promover essa interação. “A socialização também acontece em pequenos momentos, como em uma roda de conversa, em aula extra, na hora da entrada, da saída, dos intervalos… É na convivência que o aluno vai desenvolver a tolerância, o respeito e a empatia, por exemplo”, diz Thainá.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/10/lugar-predeterminado-na-sala-de-aula-pode-ajudar-interacao-entre-criancas-aponta-pesquisa.html