Um menino de apenas 3 anos que nasceu perto de Sacramento, na Califórnia, está entre os mais de 100 americanos que foram deixados para trás, após as retiradas das tropas dos Estados Unidos do Afeganistão. O passaporte da criança prova que ele é cidadão americano, mas ela e sua família não conseguiram chegar até o aeroporto de Cabul. Agora, o pai da criança, que é assistente social, e outros membros da família que são todos residentes permanentes dos EUA, estão com medo de serem capturados pelo Talibã.
+ Mãe afegã é separada dos filhos após atentado no aeroporto de Cabul: "Eu preciso deles"
"Recebi um telefonema no domingo de manhã, por volta das 6h, de um amigo meu que é oficial da Marinha na ativa estacionado no exterior, e ele basicamente sentiu que estava de mãos atadas e ele precisava de alguma ajuda para tirar essa família", relatou James Brown, advogado dos veteranos. Desde então, James Brown tem feito contatos para tentar levar a família de volta para casa, inclusive com Jackie Speier, que é membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. "Ela também fez vários telefonemas para a Casa Branca, para o Gabinete do Secretário de Defesa e para o Gabinete do Secretário de Estado, levando o caso desta família para nós", disse ele.
Speier escreveu uma carta, dizendo: "Acredito que seja de uma preocupação particular e urgente que esses indivíduos tenham permissão para passar pelo portão e recebam refúgio seguro no Aeroporto Internacional Hamid Karzai para que possam estar disponíveis para partida." Munidos dessa carta, o menino, seu pai e vários outros familiares se aproximaram do aeroporto, mas o Talibã impediu. "Eles foram parados por um posto de controle do Talibã, foram espancados fisicamente no portão e foram empurrados de volta. Fugiram e procuraram por uma casa segura", lamentou James.
Segundo a ABC News, o secretário de Estado Antony Blinken anunciou que a embaixada dos Estados Unidos em Cabul permanecerá fechada e os diplomatas serão transferidos para Doha, no Qatar. "Continuaremos nossos esforços incansáveis para ajudar americanos, estrangeiros e afegãos a deixarem o Afeganistão, se assim o desejarem", afirmou. Nesta segunda-feira (31), segundo o canal de tv, o menino e sua família estão se mudando, depois de se conectar com outros americanos que estão desesperados para fugir do Afeganistão.
+ Foto mostra alegria de menina afegã ao desembarcar na Bélgica: "Liberdade"
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/09/menino-de-3-anos-esta-entre-os-mais-de-100-americanos-deixados-no-afeganistao.html