A família de um estudante de 6 anos, de Berks, na Inglaterra, que corre o risco de quebrar suas costelas toda vez que espirra, está tentando arrecadar dinheiro para adquirir uma nova cadeira de rodas. Lincoln Gash sofre de uma rara doença incapacitante chamada osteogênese imperfeita, conhecida como OI, o que significa que seus ossos são tão frágeis que podem ser facilmente quebrados nas atividades do dia a dia. Até agora, o menino já fraturou o crânio, o braço e parte da coluna, apenas por cair ou rastejar no chão.
+ Bebê de cinco meses está "virando pedra" devido a condição rara
Em entrevista ao Mirror na última semana, a mãe, Amanda, disse que a cadeira de rodas que o filho usa está se tornando pequena demais para ele.Por isso, eles estão lutando para levantar os £ 3 mil (o equivalente a mais de R$ 20 mil) necessários para a nova cadeira de rodas leve e especializada. “Como mãe, tem sido difícil e tem sido mais difícil do que eu pensava para ser sincera, vê-lo passar pela dor sabendo o que é essa dor. Eu já quebrei ossos por espirrar e ele também quebrou costelas por causa disso", disse ela, que sofre do mesmo problema.
A doença genética significa que o colágeno nos ossos de uma pessoa está ausente, reduzido ou de baixa qualidade, tornando-os quebradiços. Os pacientes com OI normalmente requerem operações grandes e frequentes para inserir hastes de metal em seus ossos para sustentá-los. Lincoln foi equipado com um dispositivo conhecido como "port-a-cath", que fica sob a pele de seu peito e ajuda no tratamento. O estudante gosta de fingir que é o Homem de Ferro, equipado com seu próprio Reator Arc. "É assim que o ajudamos nas coisas: ele é o Homem de Ferro, ele é forte, ele dá o melhor de si e é absolutamente louco por Vingadores", disse a mãe. Amanda conta que quando adolescente, sofria fraturas até seis vezes por semana. “A generosidade das pessoas me comoveu. Estou muito grata pelo apoio de todos", finalizou.
+ Brasileira de 2 anos com condição rara faz tratamento na Rússia para remover mancha no rosto
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/09/com-doenca-rara-estudante-corre-o-risco-de-quebrar-costelas-sempre-que-espirra.html