Wednesday, November 24, 2021

Vídeo: mãe causa polêmica na web ao contar que põe seu bebê para dormir à meia-noite

https://ift.tt/2Zj94sB

Uma mãe, identificada apenas com Victoria, causou polêmica no TikTok ao compartilhar um vídeo em que diz colocar sua bebê para dormir por volta da meia-noite. A postagem foi compartilhada no último domingo (21) e já conta com quase 1 milhão e meio de visualizações e cerca de 50 mil comentários.

Mãe viraliza com vídeo em que justifica por que coloca seu bebê para dormir à meia-noite (Foto: Reprodução/TikTok/Victoria)

 

No registro, a mãe – que aparece fazendo uma dancinha com o bebê no colo – escreveu: “Eu ponho meu bebê para dormir à meia-noite. Nunca entendi por que os pais colocam seus bebês para dormir às 19h. Isso significa que quando eles tiverem completado suas 12 horas de sono, eles vão acordar às 7h. E para nós, mães que ficam em casa, isso não é muito necessário”.

E continuou: “Contanto que o bebê tenha a quantidade necessária de sono, o horário em que você o coloca na cama não importa. O tempo é uma invenção do homem. Ela dorme da meia-noite às 13h e isso é o que funciona melhor para a nossa família”.

 

O vídeo dividiu opiniões nos comentários: algumas pessoas apoiaram a mãe e outras a criticaram. “Meus filhos também vão dormir tarde. Nem todo mundo precisa acordar ao raiar do dia”, defendeu uma mãe. “Basicamente, você decidiu dar ao bebê o ritmo de sono de um adolescente não saudável para não precisar cuidar dela nas primeiras 6 horas do dia”, avaliou outra pessoa. 

“Você está definindo o ritmo cardíaco dela para o resto de sua vida. Isso não é sobre o que é conveniente para você”, criticou um internauta. “E quando ela começar a ir para a escola? Você tem que pensar nisso”, argumentou uma quarta pessoa.

Bebê tem hora certa para dormir?

O horário em que a criança vai para a cama não é o único fator que mede se ela está dormindo bem. Segundo a neurologista Letícia Soster, coordenadora do Laboratório do Sono do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (SP), a qualidade e a quantidade de sono depende também do horário em que a criança desperta, da faixa etária dela e se ela tira cochilos ao longo do dia. “Quanto mais nova a criança, mais horas de sono são necessárias. Mas é claro que se ela tirar sonecas durante o dia, não irá sentir sono tão cedo durante a noite e vai acabar indo dormir um pouco mais tarde”, explica a especialista.

A decisão sobre o horário de levar a criança para a cama deve ser feita considerando a hora que ela irá despertar na manhã seguinte e quanto tempo de sono terá somado ao longo do dia. A necessidade total diária varia conforme a faixa etária. A seguir, confira as recomendações de tempo de sono da organização americana National Sleep Foundation, para um período de 24 horas:

- 0 a 3 meses: 11 a 19 horas 
- 4 a 11 meses: 10 a 18 horas
- 1 a 2 anos: 9 a 16 horas
- 3 a 5 anos: 8 a 14 horas
- 6 a 13 anos: 7 a 12 horas

  •  
Relógio biológico

Assim como os adultos, as crianças de hoje dormem muito mais tarde do que as de antigamente. Com a luz elétrica, deixamos de depender estritamente da luz solar para fazer as atividades diárias. Além disso, também surgiram os fatores externos – como televisão, computador e celular –, que bagunçaram ainda mais o tradicional horário. Mas vale lembrar que o corpo humano continua funcionando da mesma maneira, mesmo com todas essas mudanças tecnológicas. A melatonina (um hormônio produzido pelo cérebro) é liberada no organismo toda noite, quando o ambiente começa a escurecer. É ela que sinaliza ao corpo que está chegando a hora de dormir. Por esse motivo, manter o ambiente da casa à meia luz (e evitar os eletrônicos) é tão importante para a criança se acalmar e entender que está chegando a hora de adormecer.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Sono/noticia/2021/11/video-mae-causa-polemica-na-web-ao-contar-que-poe-seu-bebe-para-dormir-meia-noite.html