Monday, November 22, 2021

Estudo reforça importância do iodo na gravidez

https://ift.tt/3xdGUvm
332 PRD Gravidez De olho no iodo (Foto: Getty Images)

 

Um estudo recém-publicado pela Universidade da Austrália Meridional reforçou o papel do iodo na dieta durante a gravidez. “Sabemos que a falta de iodo de leve a moderada afeta o desenvolvimento da linguagem, a memória e as velocidades de processamento mental”, explicou a nutricionista Jane Whitbread, uma das autoras.

 


Os pesquisadores analisaram a alimentação de mulheres em idade reprodutiva e concluíram que a maioria delas apresentava deficiência do mineral no organismo. A sugestão, então, foi a de que elas partissem para a suplementação antes de tentar engravidar. Porém, é preciso cautela. “Não podemos assumir que a necessidade de suplementação que existe lá na Austrália, por exemplo, também vai valer para nós. Hoje, boa parte da população já consome sal iodado no Brasil. Por isso, a deficiência de iodo é baixa no país”, explica o obstetra e nutrólogo Enio Luis Damaso, membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp).

Isso reforça que nem todas as gestantes precisam suplementar iodo, e a dosagem deve variar. Segundo o obstetra, cada caso precisa ser avaliado isoladamente, levando em consideração a região, o tipo de alimentação e o histórico de saúde da paciente. O excesso de iodo pode, inclusive, causar distúrbios na tireoide da mãe. Então, nada de tomar o suplemento por conta própria, combinado?

5 alimentos que são fonte de iodo
- Sal iodado
- Peixes de água salgada
- Frutos do mar
- Leite
- Ovos



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/11/estudo-reforca-importancia-do-iodo-na-gravidez.html