Saturday, November 27, 2021

6 perguntas e respostas sobre vacinas combinadas

https://ift.tt/3D2dn9o

Somos bombardeados por um volume insano de informação todos os dias. E, muitas vezes, acabamos sabendo sobre este ou aquele assunto de forma superficial. Ou nem prestamos atenção, e a notícia se perde. Pode ter acontecido isso com você, caso já tenha se deparado com o tema “vacinas combinadas”. Você sabe direitinho o que são e que benefícios trazem? A seguir, especialistas explicam detalhes sobre essa questão. Entenda!

+ As reações mais comuns que as vacinas dão

Vacinas combinadas: entenda! (Foto: Thirdman/Pexels)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que são vacinas combinadas?

 

São aquelas que reúnem em uma mesma aplicação diferentes imunizantes – significa juntar vacinas para doenças distintas na mesma injeção.

Por que elas surgiram?

Em função justamente da necessidade de diminuir o número de aplicações e, assim, reduzir a dor na criança, o número de visitas ao posto ou à clínica de vacinação. Isso tudo para evitar o atraso no calendário vacinal e ainda facilitar a logística necessária para o transporte e armazenamento das vacinas – o que reduz custos.

+ Quais vacinas podem ser feitas no mesmo dia?

Quais são os principais benefícios?

Oferecer na mesma aplicação proteção contra várias doenças por meio da combinação de vacinas. Menos picadas, menos estresse para filhos e pais. Além disso, com as vacinas combinadas é possível reduzir o número de idas ao posto de vacinação e, dessa forma, se programar melhor para levar os pequenos para se vacinar – o que é importante para os pais que precisam se ausentar do trabalho, por exemplo.

Existe alguma contraindicação?

Não há restrições para vacinas combinadas em si. No entanto, caso a criança tenha contraindicação para algum tipo de vacina, deverá procurar outras apresentações combinadas ou mesmo imunizantes individuais que não contenha a vacina em questão. De qualquer forma, é fundamental contar sempre com a orientação e o acompanhamento do pediatra para que o pequeno seja imunizado com segurança.

+ 11 principais fake news sobre vacinas

É possível tomar mais de uma combinada no mesmo dia?

Como regra geral, qualquer vacina pode ser aplicada no mesmo dia que outras, então, sim, dá para tomar diferentes combinadas na mesma ida ao posto ou à clínica. A única exceção fica por conta da necessidade de evitar dar a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) com a da febre amarela para menores de 2 anos. Juntar as duas pode interferir na resposta imunológica.

Confira, abaixo, quais são as vacinas combinadas necessárias para cumprir o calendário vacinal das crianças:

● dT: difteria e tétano;

● dTpa (tríplice bacteriana): difteria, tétano e coqueluche acelular;

● DTPw: difteria, tétano e coqueluche de células inteiras;

● dTpa-IPV: difteria, tétano, coqueluche acelular e pólio;

● DTPw-HB/Hib: (penta bacteriana celular): difteria, tétano, coqueluche de células inteiras, hepatite B e Haemophilus.

● DTPa-VIP/Hib: (penta bacteriana acelular), difteria, tétano, coqueluche acelular, poliomielite e Haemophilus.

● DTPa-VIP-HB/Hib: (Hexa acelular) difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, hepatite B e Haemophilus.

● SCR (tríplice viral): sarampo, caxumba e rubéola;

● SCR-V: sarampo, caxumba, rubéola e varicela;

● Hepatite A e B: hepatites A e B

Essas vacinas devem ser tomadas seguindo o esquema vacinal proposto pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde, sempre com orientação e acompanhamento médico.

Fontes consultadas: Flávia Bravo, pediatra e diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm); Paulo Ernesto Gewehr Filho, infectologista do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre (RS).

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Quem-ama-vacina/noticia/2021/11/6-perguntas-e-respostas-sobre-vacinas-combinadas.html