Saturday, November 20, 2021

Filhos e universidade: mães contam como conciliam estudos e rotina com crianças no preparo para o Enem

https://ift.tt/3nxWqPM

Estudar para o vestibular está longe de ser uma tarefa fácil, mas conciliar as horas de estudo com a rotina de cuidados com os filhos é ainda mais desafiador! Revezamento com a rede de apoio, sono interrompido mais cedo, leituras entre as sonecas dos pequenos... A CRESCER conversou com três mães para saber mais sobre as dificuldades — e também os sonhos — dessas mulheres com filhos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (21).

Mães contam como organizam a rotina para conciliar os filhos, o trabalho e os estudos (Foto: Pexels)

 

Naftali Cardoso da Silva, 25, da cidade de Presidente Figueiredo, no Amazonas, se divide entre os livros e os quatro filhos pequenos: Nathália, 8, Nicolas, 5, Natasha, 3 e Enoque, 6 meses. “Enfrento várias dificuldades, principalmente com o bebê, mas tudo isso só me incentiva a não desistir”, contou a mãe. Naftali precisa lidar com mais um desafio: ela é mãe solo, então os cuidados com as crianças ficam basicamente a seu encargo.

Atualmente dona de casa, ela tem um sonho: cursar farmácia. “A minha maior motivação são meus filhos. Quero dar um futuro melhor pra eles e, acima de tudo, servir de exemplo”, declarou. Ela prestará o Enem pela primeira vez este ano.

Mas como achar tempo para estudar, precisando dar atenção para as crianças? Naftali contou que o segredo é pegar os livros enquanto as crianças estão descansando. “Eu estudo à noite e durante o dia, quando eles descansam. É bem cansativo, mas é gratificante, porque sei que lá na frente vou ter retorno”, contou. “Com certeza existem muitas dificuldades, mas temos que aprender a conciliar tudo isso e, acima de tudo, ter disciplina e não desistir. As dificuldades sempre vão existir, tendo filhos ou não”, completou.

 

Rede de apoio, para quem tem

A empreendedora Fernanda Ribeiro Chaves, 27, de São José dos Pinhais (Paraná), lida com uma situação parecida: mãe de três meninas (Isabelly, 11, Valentina, 4 e Letícia, 2), ela vai prestar Enem em busca do sonho de se tornar médica. “Só fui descobrir o que eu realmente queria depois que tive minha terceira filha, estando em trabalho de parto e vendo toda a dedicação da obstetra e sua alegria por ver um ser nascendo. Isso me fez ver a medicina de outra forma”, lembra.

Fernanda conta com o apoio de seu marido, que fica com as crianças quando ela precisa estudar. “Estudo pela manhã, enquanto elas dormem, e à noite. Deixo a tarde livre para ficar com elas e organizar a casa. Depois do almoço não consigo estudar, porque esse horário elas estão bem agitadas”, disse a mãe.

Para ela, sua maior motivação é a sua família. “Me inspiro também em pessoas próximas, pela garra, coragem, dedicação e força para conquistar seus objetivos”, contou Fernanda.

 

A luta de uma é a luta de todas

Aos 29 anos, a mãe Caroline Tamborena Figueiredo, de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, também deposita no Enem a expectativa para realizar o sonho de cursar Nutrição. Mas para chegar lá, a rotina de estudos envolve abrir mão de horas de sono, para poder dar a atenção que o pequeno Murilo, de 5 anos, precisa, sem deixar de lado o preparo para as provas.

Caroline compartilha um pouco dos seus estudos, ao melhor estilo 'maternidade real' (Foto: Arquivo Pessoal)

“Eu acordo às 4h da manhã para poder ler e me organizar enquanto meu filho está dormindo. Meu marido trabalha em home office, então ele também precisa de silêncio. A melhor alternativa que encontramos foi acordar mais cedo. Colocá-lo para dormir e ir estudar não rola, porque acabo adormecendo junto e a mente já está cansada”, conta à CRESCER.

Caroline trabalha com comida por encomenda há quatro anos e começou a atuar no ramo por conta da alergia alimentar do filho. “Ele tem alergia a leite de vaca e à soja. E quando ele era menor, as coisas eram muito caras e bem difíceis de achar, então comecei a fazer e pensei ‘por que não fazer para vender?’.

De lá para cá, foram diversos cursos de especialização e o desejo de se formar nutricionista só cresceu. Em 2020, por conta da pandemia, ela acabou se ausentando da prova para a qual estava escrita. Neste ano, porém, a logística já está toda pensada para os dias de exames. “Vou deixar comida pronta para o meu marido poder me levar. Assim não corro o risco de me atrasar.”

O que a motiva a encarar tanta correria e privação de sono é a liberdade! “A gente dá muita importância aos estudos. Para nós isso é essencial. Tenho o grande sonho de trabalhar com o que eu amo e ter minha família perto de mim. Mas sei que para muitas mulheres, poder se realizar profissionalmente e ainda ter tempo para família é muitas vezes um milagre. Meu maior desejo é que as mulheres possam estudar, trabalhar, ter realmente divididas as tarefas”, ressalta Caroline.

Mães que amamentam podem levar o bebê?

Sim! No entanto, a mãe precisa ter informado a condição no sistema de inscrição. Para as lactantes, o edital do Enem prevê algumas medidas específicas: 

- Tempo adicional de 60 minutos por dia e um acompanhante adulto no dia da aplicação;

- O acompanhante da lactante ficará em sala reservada e será responsável pela guarda do bebê. Ou seja, a participante não poderá acessar a sala de provas acompanhada da criança; 

- O acompanhante não poderá ter acesso à sala de provas e deverá cumprir todas as obrigações do edital;

- Durante a aplicação das provas, qualquer contato entre a participante lactante e o respectivo acompanhante deverá ocorrer na presença de um fiscal, preferencialmente do sexo feminino;

- A participante deve anexar a certidão de nascimento do bebê, com idade inferior ou igual a um ano, no último dia do exame ou um laudo que comprove a gestação com o nascimento do bebê próximo a data da aplicação da prova; 

- Não será concedido tempo adicional à participante lactante que não compareça com o bebê e o acompanhante adulto, no local de provas, nos dias de realização do exame.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos


 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/11/filhos-e-universidade-maes-contam-como-conciliam-estudos-e-rotina-com-criancas-no-preparo-para-o-enem.html