Monday, November 29, 2021

Receita: aprenda a fazer molho de tomate em casa

https://ift.tt/3IeOmvE
332 Culinaria Viva o tomate (Foto: Mariana Weber)

 

Se tem uma coisa que nunca falta em casa é tomate, de preferência, orgânico. E se tem uma coisa que nunca dá as caras por aqui é molho pronto. Não que eu não goste de umas facilidades na cozinha – tomate em lata pelado é uma delas. A questão é que molho de tomate caseiro é tão mais gostoso...

Mas o sucesso da receita depende do ingrediente e do tempo que a gente tem. Minhas variedades preferidas para molho são o italiano e o débora. Se estão bem maduros, quase no limite de passar do ponto, dão um bom molho praticamente por conta própria. Melhor nem interferir muito.

Se estou com tempo e paciência, começo pelando os tomates. Faço um corte superficial em X na parte oposta à do galho, mergulho-os em água fervente por um minuto, escorro e espero esfriar um pouco para puxar a pele a partir do corte.

Se estou sem tempo ou paciência, corto em cubos, com casca, semente e tudo. Se tenho muitos tomates bons, faço um monte de molho e congelo em porções. Prefiro uma receita bem básica – com cebola e alho refogados, ou só alho picado cozido no molho com azeite. Depois, vou descongelando e incrementando com ervas frescas ou o que quiser. Uso em massas, mas também podem entrar em sanduíches, servir de base para cozinhar ovos na frigideira, enriquecer e umedecer carnes moídas.

Se estou mesmo apressada, posso partir para um molho de tomate assado: pedaços grosseiros levados ao forno em um tabuleiro com dentes de alho, pétalas de cebolas, azeite, orégano fresco –ou talvez eu faça desse jeito não por falta de tempo, mas simplesmente porque gosto da leve caramelizada nos tomates.

Agora, o melhor dos jeitos que eu testei recentemente combina com fim de semana e pressa zero. Não dá trabalho, mas pede uma grelha. Sim, o meu melhor molho de tomate dos últimos tempos eu fiz em um churrasco – e foi a melhor parte do churrasco! Os frutos levemente tostados não pediram mais do que azeite, pimenta-do-reino, sal, manjericão recém-colhido. Uma maravilha para comer como salada ou como lanche, acompanhado de uma fatia de pão, bolinhas de muçarela ou puro mesmo. Também dá um molho para massa saboroso e fresco, perfeito para um dia de primavera. Que tal? Confira a receita:

Ingredientes
- Azeite
- 1 kg de tomates
- 1 punhado de manjericão
- Pimenta-do-reino moída na hora
- Sal

Modo de preparo
Corte os tomates em dois no sentido do comprimento. Regue os tomates com um fio de azeite, o suficiente para untá-los levemente. Disponha os tomates na grelha da churrasqueira, em uma área de calor médio. Você também pode fazer isso em uma chapa bem quente no fogão (mas não fica a mesma coisa). Espere que fiquem ligeiramente tostados de um lado, depois vire-os e toste o outro lado. Coloque os tomates grelhados em uma tigela, regue com mais azeite, acrescente o manjericão, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Mexa para misturar. Coma assim mesmo. Ou, para juntar ao macarrão, corte os pedaços grosseiramente, usando uma tesoura de cozinha. E não desperdice nem uma gota do caldo delicioso que sai deles.

- Tempo de preparo: 30 minutos
- Rendimento: 4 porções
- A partir de 1 ano



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Alimentacao/noticia/2021/11/receita-aprenda-fazer-molho-de-tomate-em-casa.html