Sunday, November 21, 2021

"Imaginei a vida com eles", lamenta atriz inglesa que perdeu quadrigêmeos após aborto espontâneo

https://ift.tt/3qTl7It

Há dois anos, Jorgina Porter, 33 anos, atriz e modelo inglesa, disse que não se imaginava mãe. “Eu não fico animada com bebês. A ideia de criar um humano é assustadora”, disse ela, em uma entrevista, na época, lembrou The Sun. Mas nos últimos 13 meses, a estrela da série Hollyoaks, passou por uma grande mudança.

+ Nanda Costa revela que teve pré-eclâmpsia: "Nasci mãe no susto"; entenda a condição

Ela, que mora com Ollie Piotrowski, 32, primeiro descobriu que havia engravidado naturalmente de quádruplos, mas, três meses depois, em agosto, acabou passando por um aborto espontâneo, perdendo todos os quatro. “Se pudermos passar por isso, podemos passar por qualquer coisa”, disse ela ao Fabulous, em sua primeira entrevista desde sua perda.

Atriz conta como foi perder seus quadrigêmeos com 14 semanas de gestação (Foto: Reprodução/The Sun)

 

“Ollie disse que se imaginava tendo filhos comigo, e foi um grande momento, porque senti que também queria ter filhos com ele”, disse ela. “Lembro-me de dirigir para o trabalho e pensar: 'Quero parar de tomar a pílula'. Eu namorava com ele há menos de um ano, mas sabia que queria que ele fosse o pai dos meus filhos”, afirmou.

Surpreendentemente, em questão de semanas, ela descobriu que estava grávida. Muito rapidamente, Jorgie começou a apresentar fortes sintomas. “Eu não conseguia parar de comer, estava tão cansada e meus seios inflaram durante a noite. Você podia vê-los de costas, eles eram tão gigantescos”, ri. “Eu também me sentia muito irritada e não queria que Ollie me tocasse. Normalmente, não sou hormonal e não fico mal-humorada, então estava fora de mim. Eu me senti como se estivesse enlouquecendo”, lembra.

Quadrigêmeos!

Julie, 62, a mãe de Jorgie, é gêmea, e Ollie tem histórico de gêmeos na família. Então, com cerca de seis semanas de gravidez, o casal pagou por um exame particular para verificar se ela estava esperando mais de um bebê. Mas nada poderia tê-los preparado para o resultado. “O ultrassonografista começou a esfregar minha barriga com o Doppler fetal. Então, na tela, pudemos ver três pequenos pontos, que ele disse serem três bolsas. Eu pensei: 'Meu Deus, vamos ter trigêmeos!'”, conta. Jorgie foi aconselhada a marcar uma consulta urgente no Hospital Royal Bolton, onde um novo ultrassom revelou o inimaginável: ela estava grávida de quadrigêmeos. 

“A parteira disse: 'Ok, são quatro embriões'. Fomos lançados ao ar. Minhas primeiras palavras foram: 'Sou muito pequena para ter quatro!'. E Ollie disse: 'Quatro? Quatro?'. Nossas vidas passaram diante de nossos olhos. Minha primeira sensação foi de empolgação. Eu não estava pensando sobre os aspectos práticos de criar quatro, apenas comecei a visualizar nosso próprio mini time de futebol ou banda feminina. Aí comecei a entrar em pânico, pensando coisas como: 'Eu não tenho quatro peitos, como vou dar de mamar a todos?'. Foi um borrão emocional”, conta. 

+ Aborto espontâneo: o vazio que fica

Em um momento, os médicos chegaram a sugerir uma redução fetal, em que um ou mais fetos são eliminados para aumentar as chances de sobrevivência dos outros. Mas a atriz imediatamente descartou isso. "Pensei: 'Estou grávida de quatro, vamos com quatro. Nós vamos lidar com isso. Estou pronto para isso'”, afirma. Jorgie fazia exames semanais para avaliar sua saúde e o progresso de sua gravidez, mas admite começou a ter medo de ficar animada. “Foi muito estressante. Eu queria acreditar que tudo ia ficar bem, mas estava com medo porque conhecia os riscos. A cada exame, tinha a mesma preocupação: 'Eles têm batimentos cardíacos?'. Eu estava passando por tantas emoções. Eu estava carregando quatro bebês, mas não sabia se eles sobreviveriam. Sempre que estava perto de alguém que me conhecia bem, sentia a necessidade de dizer: 'Preciso de um abraço'. Era como se eu precisasse de pessoas para me carregar emocionalmente”, revela.

Jorgie e Ollie (Foto: Reprodução/The Sun)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aborto espontâneo

No entanto, em agosto, em um ultrassom, com cerca de 14 semanas, ela e Ollie descobriram que não havia sinal de vida em nenhuma das bolsas embrionárias. Os quadrigêmeos  não resistiram e ela passou por um aborto espontâneo. “Não fazia sentido. Eu não tive nenhum sinal de que as coisas não estivessem bem. Sem dor ou sangramento, eu estava ficando maior, meus seios estavam crescendo, eu tinha tanto cabelo no meu corpo e ainda me sentia grávida. Quando o médico fez o exame disse: 'Você abortou'. Fiquei em choque total”, lembra.

Poucos dias depois, Jorgie passou por um procedimento para "limpar" o útero e, depois de recobrar a consciência, as enfermeiras entregaram-lhe um pacote de cuidados contendo quatro minúsculos ursinhos. “Um para cada bebê perdido”, diz Jorgie. Ela disse que, desde então, tem conseguido se concentrar em como a experiência aproximou ela e Ollie. “Nós passamos por muito. Minha tia Gina morreu quando descobrimos que estávamos grávidas, o avô de Ollie morreu este ano, depois perdemos os quadrigêmeos. Por mais difícil que tenha sido perdê-los, só tenho que acreditar que, por algum motivo, não era a nossa hora. É claro que derramei lágrimas", disse. "Eu tentei chegar a um acordo pensando: 'Eles nunca viveram, eu não os conheço', mas  não demorou para Ollie me dizer: 'Você os manteve dentro de você por três meses', aprecie o poder dessas emoções”, conta. 

Agora ela espera que, ao compartilhar sua história, forneça conforto, apoio e compreensão para outras mulheres que sofreram aborto espontâneo. “O aborto ainda é um assunto tabu, mas, ao falar abertamente, é uma forma de lidar com a situação e ajudar outras mulheres a perceber que não estão sozinhas”, disse. “Desde que aconteceu, algumas mulheres no trabalho abortaram e eu as chamei de lado e disse: 'Eu também. Entendo'. Tudo bem falar sobre isso'”, finalizou.

+ Quanto tempo depois de um aborto espontâneo posso tentar engravidar novamente?

Jorgie e Ollie (Foto: Reprodução/The Sun)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/11/imaginei-vida-com-eles-lamenta-atriz-inglesa-que-perdeu-quadrigemeos-apos-aborto-espontaneo.html