Friday, November 19, 2021

Butantan cancela reunião que discutiria o uso de CoronaVac para crianças e adolescentes

https://ift.tt/3ynyCRv

O Instituto Butantan cancelou a reunião com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária que discutiria o uso da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes. O encontro estava agendado para esta sexta-feira (19), às 11h. Em nota, a Anvisa afirmou que divulgará uma nova data para a reunião "em breve". 

+ CoronaVac é segura para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, diz Butantan

Vacina CoronaVac (Foto: Reprodução Facebook/Instituto Butantan)

 

A expectativa era de que, na reunião desta sexta-feira, o Butantan e a Anvisa continuassem a discussão sobre a ampliação do uso da vacina para toda a população com mais de 3 anos de idade. 

Em 30 de julho, o Butantan entrou com um pedido oficial para vacinar crianças e adolescentes com CoronaVac no Brasil. Porém, em 18 de agosto, a Anvisa negou o pedido. A justificativa dada pela agência, à época, era a de que os dados e estudos apresentados eram insuficientes para garantir que o imunizante seria seguro e eficaz para a população pediátrica. 

Depois, em uma reunião realizada no último dia 5 de novembro, o Butantan apresentou novos resultados de estudos feitos pelo laboratório chinês Sinovac. Ainda assim, a Anvisa considerou que as informações eram insuficientes e pediu que fossem mostrados resultados de fases finais do estudo. Segundo a agência, até o momento não foi protocolado um novo pedido oficial de aprovação da vacina. 

Uso da CoronaVac em crianças

O Brasil não é o único país a pedir a liberação do uso da CoronaVac para a população pediátrica. Na China, crianças com mais de 3 anos já estão sendo vacinadas com o imunizante da Sinovac desde junho. Chile, Equador e Indonésia também já usam a CoronaVac para vacinar crianças e adolescentes. 

+ “Enquanto o Instituto Butantan não fornecer mais dados, Coronavac não será aprovada para crianças e adolescentes”, explica infectologista Luana Araújo

Hoje, a vacina da Pfizer é a única aprovada para maiores de 12 anos no Brasil. Na última sexta-feira (12), a Anvisa recebeu um pedido para liberar o uso do imunizante para crianças de 5 a 11 anos. O pedido deve ser analisado em um prazo de até 30 dias.

Nenhum imunizante foi liberado para o uso em crianças com 11 anos ou menos. 

 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da ​Crescer? É só clicar aqui e assinar!

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2021/11/butantan-cancela-reuniao-que-discutiria-o-uso-de-coronavac-para-criancas-e-adolescentes.html