Tuesday, November 30, 2021

"Fiz cesárea, meus filhos usam fórmula e fralda descartável e nem por isso sou menos mãe"

https://ift.tt/2ZCiaAG

Matenidade e julgamentos são coisas que, infelizmente, caminham lado a lado. Quem nunca recebeu um "conselho" ou uma opinião não solicitada sobre a forma de criar os filhos? Em um depoimento ao site Love What Matters, a amaricana Sandi Chambers falou exatamente sobre isso: como pais e mães são cobrados para seguir um modelo perfeito e inalcançavel de paternidade. 

Mãe carregando filho no colo (Foto: Xavier Mouton Photographie/Unsplash)


“Eu sou uma mãe que fez cesariana, os filhos usam fórmula e fralda descartável, saio todos os dias para trabalhar...Não me arrependo e estou orgulhosa da maneira como minhas filhas foram criadas até agora. Amo falar sobre isso, meu coração fica quentinho todas as vezes que falo sobre esse assunto e alguém me diz que também está maternando do jeito errado", escreveu. 

Veja um trecho do depoimento:

"Quando Andy e eu descobrimos que estávamos grávidos de nossa primeira filha, a última coisa que passou pela minha cabeça foi fazer um plano de parto. A única coisa que imaginei acontecendo no dia em que Grace viria a este mundo foi minha bolsa estourar, tomar uma peridural, ter algumas contrações e ver meu marido cortar o cardão umbilical. 

Ter uma cesariana definitivamente não estava nos planos. Eu já estava 'em trabalho de parto há 45 horas'.Eu nunca pensei nessa possibilidade até que meu médico entrou na sala naquela terça-feira à noite às 18h e me falou quais eram suas recomendações. Eu confiei nele e nas enfermeiras.

Sandi ao lado do marido Andy e das filhas (Foto: Reprodução/Love What Matters)

 

Vale dizer que eu não senti NENHUMA dor, não senti NADA. Eu não me senti uma fracassada por isso. Eu tive medo de morrer no parto, esse, sim, é um sentimento assustador. Eu tinha medo do que a minha cicatriz da cesárea representaria, mas eu não me importo mais com isso. Essa é a minha cicatriz favorita, que salvou a minha vida e a vida da minha filha. Ter uma cesariana não me torna menos mulher, nem menos mãe. Na verdade, é um lembrete diário de que carreguei lindas filhas por 9 meses e fiz o que tinha de ser feito para trazê-las ao mundo. 

Ter uma cesariana requer coragem, bravura e sacrifício. É maternidade em sua forma mais pura. Somos CORAJOSAS. Nascer é incrível, não importa como aconteça. E eu faria uma cesariana de novo se tivesse a oportunidade? Não, mas a minha história de parto das minhas duas filhas é linda. É a história que eu tenho pra contar. 

+ Mães aos 50: veja os desafios e conheça histórias de sucesso

Vários meses depois que Grace nasceu, eu estava em um parque com uma amiga, que também teve seu bebê na mesma época que eu dei à luz à minha filha. Nos sentamos em um banco para conversar, enquanto eu estava dando mamadeira para a minha filha e a minha amiga amamentando. Teria sido a cena perfeita para mostrar como existem jeitos diferentes de maternar que podem existir em harmonia. 

Eu não tinha absolutamente nenhuma intenção de amamentar nenhum dos meus filhos. Eu não amamentei e não sei explicar o porquê. Provavelmente porque percebi como seria difícil bombear leite no meio da noite ou durante o trabalho. Ou porque eu só não conseguia imaginar como dividir igualmente essa tarefa com o meu marido. Mas eu realmente não tinha vontade, porque eu sou teimosa. 

Algumas mães sofrem por não conseguir amamentar. As mães que usam fórmulas são repreendidas por não amamentar e são chamadas de preguiçosas. Preguiçosas? Depois de amamentar nossos filhos com mamadeiras, jogamos tudo na pia, esperamos que uma fada da mamadeira apareça para limpá-las, esterilizá-las para que não haja risco de contaminação e sempre tenha uma limpa quando necessário. 

A alimentação por fórmulas NÃO é ruim. NÃO está errada. Para ser honesta, acho que não amamentar me poupou um pouco de sanidade, mesmo que a alimentação com fórmulas me tenha custado algum dinheiro. 

Andy e a filha Grace, na maternidade (Foto: Reprodução/Love What Matters)

 

Também uso fralda descartável nas crianças porque é rápido e fácil. Tenho preguiça de limpar a sujeira da fralda de pano, para depois colocá-la na minha bolsa, levar para casa e enxaguar ainda mais, antes de colocar na máquina de lavar por 45 minutos e na secadora por mais 50. É demorado e nojento. Se houvesse roupas íntimas descartáveis, eu usaria!

Eu não compartilho minhas opiniões sobre esses tópicos com o objetivo de arrumar discussão. Eu compartilho porque é a minha vida e minha família está saudável e bem. Por favor, respeite minhas decisões parentais, porque sempre tentei respeitar as suas. 

Mas se você ainda está procurando jeitos de me criticar pela minha forma de maternar, vou facilitar seu trabalho: meus filhos comem doces, chocolate e fast food. Às vezes eles realmente comem sorvete no jantar. Eu não os dou banho todas as noites, às vezes nem mesmo a cada duas noites. Grace tem dormido com Andy e comigo na cama. Eu os deixei que elas tivessem seus 'telefones' também. Ah, e eu ocasionalmente falo palavrão na frente delas. Eu tento não fazer isso, mas Andy não se detém às vezes. Minhas garotas vão ouvir essas palavras na vida. Mas Deus me fez a mãe delas por um motivo. Ele sabia que só eu poderia amá-las e ensiná-las da maneira como elas precisavam ser amados.”

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da ​Crescer? É só clicar aqui e assinar!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/11/fiz-cesarea-meus-filhos-usam-formula-e-fralda-descartavel-e-nem-por-isso-sou-menos-mae.html