Monday, November 29, 2021

Cinco razões para matricular seu filho na educação infantil em tempo integral

https://ift.tt/31eMYI7
Ensino integral da Móbile oferece amplas possibilidades para enriquecer a formação das crianças (Foto: Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde a sua fundação, em 1975, a Escola Móbile, situada na capital paulista, se destacou pelo trabalho com o desenvolvimento das competências intelectuais e sociais necessárias para a vida  de suas crianças e adolescentes. Ao longo desses 46 anos, o mundo mudou bastante e a instituição, sempre atenta às necessidades da contemporaneidade, também mudou. Em 2017, além do seu prestigiado ensino parcial, passou a oferecer a opção pelo período integral, do Infantil 4 ao 9º ano do Fundamental II.

Não se trata apenas de permanecer mais tempo na escola: o ensino integral da Móbile oferece amplas possibilidades para enriquecer a formação das crianças, que já é bastante sólida.

“Temos a oportunidade, com o período integral, de trabalhar ainda mais o desenvolvimento de algumas competências, como a capacidade de resolver problemas complexos por meio do pensamento computacional e um aumento na carga horária do ensino de línguas estrangeiras”, explica Tatiana Almendra, diretora pedagógica da Móbile Integral. “As crianças se adaptam muito bem a essa rotina de mais horas, pensadas estrategicamente pela escola para dar conta de uma formação complexa”, reforça Luciana Lapa, vice-diretora pedagógica da instituição.

Confira a seguir cinco razões para matricular o seu filho na Educação Infantil em tempo integral:

1. Convívio em um ambiente multilíngue e multicultural e potente academicamente
A Móbile é uma escola multilíngue, que trabalha com o inglês e o espanhol, mas valoriza e desenvolve com profundidade a língua portuguesa, o que não é comum em escolas bilíngues, que normalmente privilegiam apenas a aprendizagem de uma língua estrangeira.

Diferentemente de outros modelos pedagógicos bilíngues, em que algumas das disciplinas, especialmente ligadas a ciências e matemática, são ministradas em inglês, a escola opta por ensiná-las em português para que a criança possa ter um desenvolvimento pleno desses saberes tão importantes e não ser prejudicada mais tarde, quando se deparar com os desafios da saída do Ensino Médio.

Mas isso não prejudica a aprendizagem do inglês porque essa língua tem uma carga horária maior do que é comum em outros colégios, a partir do Infantil 4. Além disso, educadores-assistentes dos professores, que acompanham as crianças em suas rotinas, conversam exclusivamente em inglês com elas, o que garante um ambiente bilíngue para os alunos. O espanhol entra no quarto ano do ensino fundamental, também com grande ênfase. Assim, a Móbile forma alunos bilingues com uma sólida formação acadêmica e cultural.

“Entendemos que seja essencial dar oportunidade de escolha para os futuros projetos de nossos estudantes, o que fica mais restrito em escolas apenas bilíngues. Eles precisam ter condições de continuar a sua escolaridade e seus projetos de vida, no Brasil ou no exterior”, diz a diretora pedagógica da Móbile Integral.

O ensino de idiomas está também diretamente ligado a uma programação que valoriza a expressão, em língua estrangeira, nas artes e nas linguagens do corpo, com aulas de música, artes cênicas e visuais e artes do movimento (incluindo dança), além de educação física.

2. Início da participação na vida coletiva
É na educação infantil que tem início o desenvolvimento da construção da necessária autonomia moral e o trabalho com as noções de ética. É papel da escola trabalhar os princípios que estão por trás das regras, mostrar a importância do pertencimento a um grupo social e é essencial que haja o desenvolvimento da capacidade das crianças de lidarem com conflitos a partir do diálogo e da percepção de pontos de vista diferentes dos delas. No ensino em período integral, esse processo é trabalhado em vários contextos: “Na escola, tudo deve ser pensado para que haja a percepção do outro e para a reflexão sobre o impacto de nossas ações sobre o mundo. E isso acontece nas aulas e também no espaço do pátio aberto, onde as crianças começam a sua rotina brincando”, relata Almendra.

3. Desenvolvimento de competências sociais
A escola é um ambiente privilegiado porque nele as crianças têm a oportunidade de interagir com um grupo de mesma faixa etária, mas que não tem laços consanguíneos. “Essas relações são importantes para que as crianças aprendam a construir vínculos que não estão garantidos a priori, como os que ocorrem entre familiares”, afirma Luciana Lapa.

Na medida em que começa a participar da vida coletiva com os educadores e os colegas da escola, a criança passa a se reconhecer como parte de uma sociedade regida por determinados valores éticos. Além disso, os alunos aprendem, em contato com o outro, que precisam ser empáticos, colaborativos, cidadãos que necessitam estabelecer diálogos para solucionar conflitos, competências socioemocionais imprescindíveis neste século.

4. Brincar na escola é diferente de brincar em casa
Até mesmo as brincadeiras, quando orientadas seguindo um planejamento pedagógico intencional, ganham um novo significado na escola: atividades lúdicas possibilitam que as crianças resolvam problemas, com criatividade e de forma colaborativa, desenvolvam flexibilidade de pensamento, experimentando papéis e reconhecendo seus sentimentos e legitimando os do outro.

5. Desenvolvimento do pensamento computacional
Começando pela simples escolha e a disposição de brinquedos no pátio no início do dia, passando por atividades mais complexas realizadas em sala de aula, como a confecção de um jogo de tabuleiro, os alunos têm maior oportunidade, no período ampliado, de aprender a decompor um problema em partes, reconhecer padrões, desenvolver abstração e planejar instruções claras, que são habilidades fundamentais que sustentam o desenvolvimento do chamado pensamento computacional.

Uma escola que trabalha com a construção da convivência saudável entre os diferentes, o pluralismo de ideias, a consciência cidadã, o pensamento crítico, a aquisição de línguas estrangeiras, o pensamento computacional e a valorização das ciências e das artes certamente está educando pessoas para responder com competência aos desafios que enfrentarão no futuro.

Para saber mais, acesse o site!

É na educação infantil que tem início o desenvolvimento das noções de ética (Foto: Divulgação)

 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Publieditorial/Mobile/noticia/2021/11/cinco-razoes-para-matricular-seu-filho-na-educacao-infantil-em-tempo-integral.html