Friday, November 26, 2021

Mãe e bebê sobrevivem a embolia rara durante o parto; entenda

https://ift.tt/3nV17Dt

A mãe Niesha Alexander, da cidade de Cartersville, na Geórgia (EUA), enfrentou uma situação muito rara durante o parto: ela sofreu embolia amniótica, que ocorre quando o líquido amniótico entra na corrente sanguínea da mãe, o que provoca fortes sangramentos e pode fazer com que seu coração e pulmões entrem em colapso. Na maioria das vezes a gestante não sobrevive, mas Niesha está se recuperando bem e deve logo receber alta para continuar o tratamento em casa.

Niesha Alexander sofreu uma embolia amniótica durante o parto de sua filha (Foto: Reprodução/GoFundMe/Niesha Alexander)

 

Em entrevista para a emissora de TV local Alive 11, familiares contaram que a mãe - que deu à luz em outubro - se queixou de dores no peito durante o trabalho de parto. "Ela teve uma convulsão muito forte, que deu a seu corpo força suficiente para empurrar o bebê para fora. Se ela não tivesse tido aquela convulsão, ela ou seu bebê não teriam sobrevivido", disse Andrea James, mãe de Niesha.

A pequena Ayah escapou sem enfrentar complicações, já que a convulsão de sua mãe a tirou de seu corpo rapidamente. Niesha, no entanto, sofreu três paradas cardiorrespiratórias na mesa de parto e precisou de 43 transfusões de sangue. “Eu entrei na sala de parto e quando a vi, minha alma simplesmente deixou meu corpo. Eu não entendia como e por que isso aconteceu”, disse a irmã mais nova de Niesha, Whitley Smith.

 

Foi então que os médicos explicaram para a família que ela tinha sofrido uma embolia amniótica - que é extremamente raro, segundo os profissionais. "Eu só ouvi falar de três casos de embolias amnióticas em toda a minha carreira e conheci apenas Niesha que sobreviveu a isso", disse Kelly Costner, Diretora de Serviços Perinatais do Hospital Piedmont Cartersville, para a emissora. 

A diretora disse ainda que está impressionada com a força de Niesha para se manter viva. “Ela está consciente e sem suporte de vida. Ainda existem complicações pela frente, mas ela já superou muitas”, afirmou.

 

De acordo com Whitley, Niesha já havia sobrevivido a um acidente de carro durante a gestação, e por isso ela acredita que sua irmã é forte o suficiente para continuar lutando. Familiares trazem Ayah para ver a mãe todos os dias e a colocam deitada em seu peito. "Ela simplesmente traz paz, amor, conforto e alegria para toda a família, enquanto lidamos com a condição da minha irmã. Ela é o meio-termo para nos manter equilibrados e sãos", contou a irmã.

Ainda de acordo com a emissora, os médicos esperam transferir Niesha para uma clínica de reabilitação residencial em breve, onde ela precisará de pelo menos seis meses de terapia intensa. Seus familiares criaram uma vaquinha online, para ajudar nas despesas médicas. “Era ela quem deveria fazer a primeira sessão de fotos com a filha e trocar suas fraldas. Parte meu coração termos que fazer isso”, lamentou Whitley.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/11/mae-e-bebe-sobrevivem-embolia-rara-durante-o-parto-entenda.html