Wednesday, November 24, 2021

Mãe solo da à luz gêmeas aos 50 anos, após 23 tratamentos de fertilidade e três abortos espontâneos

https://ift.tt/3nOyx6z

Uma mulher que deu à luz gêmeas aos 50, após quase onze anos tentando engravidar, disse que gastou mais de £ 40 mil (o equivalente a quase R$ 300 mil) em sua jornada para a fertilidade, que envolveu 23 tratamentos e três abortos espontâneos. Manda Epton, que é estilista e nasceu em Oxford, mas agora mora em Sydney, na Austrália, disse que começou suas tentativas aos 39 anos depois que seu relacionamento de longo prazo não deu certo. Então, em 2018, ela finalmente deu à luz suas filhas Chloe e Freya, hoje com 3 anos. 

+ Mãe solo dá à luz aos 51 anos, após FIV: "Contra todas as probabilidades"

Manda e suas gêmeas (Foto: Reprodução/Daily Mail)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em depoimento ao Daily Mail, Epton conta que o rompimento de seu relacionamento a levou a tomar a decisão de se tornar mãe solo. "Comecei a fazer tratamentos aos 39 anos, porque sempre sonhei em ter uma família. Continuei namorando algumas pessoas por mais de 10 anos, mas sempre senti essa pressão porque ainda queria ter filhos", disse. Ela, então, decidiu usar um doador de esperma e uma doadora de óvulos para conceber seus filhos por fertilização in vitro. "Comecei a 'queimar' minha renda e economias em clínicas de fertilidade. Uma delas me encaminhou para um psicoterapeuta que me disse que eu precisava aceitar o fato de que nunca teria filhos aos 43 anos", lembra.

Foram inúmeras rodadas e três gestações que não evoluíram mais do que 8 semanas. Então, sua última rodada de fertilidade, que foi realizada na África do Sul, por recomendação de um amiga, incluiu uma dupla transferência de embrião de doador que resultou em sua gravidez gemelar bem-sucedida. "Eu lutei com os abortos espontâneos e parte de mim queria desistir em alguns momentos, mas eu realmente queria meus próprios filhos. Eu até pensei em adoção, mas a lista de espera era de sete anos e as mulheres solteiras estavam no fim da lista", disse.

"Eu tive que escolher os doadores. Eu tenho cabelo loiro e olhos azuis. Escolhi uma adorável doadora de óvulos da África do Sul e comecei a procurar por um doador de esperma da Dinamarca. Então, transferi dois embriões, pois era minha última chance e eu realmente queria que pelo menos um deles tivesse sucesso", conta. Ela, então, viajou de volta para sua casa na Austrália, cruzando os dedos para que estivesse grávida e deu certo. "Fiz um ultrassom de 7 semanas preocupada com a possibilidade de abortar novamente depois de ter um hematoma sangrando entre os sacos amnióticos. Mas meus olhos quase saltaram da minha cabeça quando a mulher disse que havia dois bebês", lembra.

+ CFM altera limite de embriões transferidos por idade na reprodução assistida no país

Manda disse que passou mal até os cinco meses de gravidez (Foto: Reprodução/Daily Mail)

 

Manda deu à luz suas gêmeas aos 50 anos de idade por meio de cesariana, em agosto de 2018, após uma gravidez relativamente saudável. "Passei muito mal nos primeiros cinco meses de gravidez, não parava de vomitar e, sendo uma mulher mais velha, também tomei muitas injeções para me ajudar. Mas minhas duas meninas nasceram perfeitamente felizes e saudáveis", diz, orgulhosa. 

+ "Melhor idade para o físico é 20 anos, mas para a mente é 40", diz influenciadora e mãe de quatro sobre gestação tardia

Agora, ela passa o máximo de tempo possível com suas filhas, e afirma que ser "mãe mais velha" tem muitas vantagens. "Eu me sinto mais sábia e não não obsecada por tecnologia como os pais mais jovens. Então, estou aqui fora, passando mais tempo brincando com elas no parque e fazendo atividades divertidas, em vez de ignorá-los e ficar no meu telefone. Ser freelance e ter meu próprio negócio também significa que posso passar o máximo de tempo possível com elas. Foi a melhor decisão que já tomei", finalizou. 

Manda e as gêmeas, logo após o parto (Foto: Reprodução/Daily Mail)

 

Mas com suas gêmeas no Natal (Foto: Reprodução/Daily Mail)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/11/mae-solo-da-luz-gemeas-aos-50-anos-apos-23-tratamentos-de-fertilidade-e-tres-abortos-espontaneos.html