Wednesday, November 24, 2021

Jovem que nasceu com malformação processa médico da mãe: "Não falou sobre importância do ácido fólico na gravidez"

https://ift.tt/3CPBl7U

Uma jovem decidiu levar o médico de sua mãe ao tribunal após alegar que ela "nunca deveria ter nascido". Evie Toombes, de 20 anos, de Lincolnshire, na Inglaterra, está processando o clínico geral de sua mãe por ter nascido com espinha bífida, uma condição em que a espinha e a medula espinhal do bebê não se desenvolvem no útero, prejudicando a qualidade de vida da criança, que pode nascer com hidrocefalia e outras complicações. Segundo ela, sua mãe não foi corretamente informada sobre a importância do ácido fólica na gravidez, que pode ajudar a reduzir o risco de deficiências no cérebro e na coluna vertebral durante o desenvolvimento do embrião.

+ Pai inventa dispositivo para ajudar o filho a se locomover sozinho

Evie e sua mãe, Caroline (Foto: Reprodução/Mirror)

 

Evie ganhou evidência ao ganhar o Prêmio de Inspiração para Jovens em um evento de caridade para crianças, em 2018. Apesar de sua condição, ela formou uma carreira em hipismo, no salto, competindo contra cavaleiros deficientes e não portadores de deficiência. No entanto, ela afirma que o médico Philip Mitchell é responsável por uma "acusação de concepção errada", pois não aconselhou sua mãe, Caroline Toombes, 50 anos, a tomar suplementos vitais antes de engravidar.

O médico nega as alegações, afirmando que ele forneceu à Caroline "conselhos razoáveis" sobre ácido fólico. O Tribunal Superior ouviu que a mãe de Evie foi visitar o médico no Hawthorn Medical Practice, em Skegness, para explicar seus planos de ter seu primeiro filho, em fevereiro de 2001. A advogada do caso, Susan Rodway, disse ao tribunal que a mãe de Evie estava ansiosa para começar uma família depois de perder seus pais: "Esta foi uma decisão muito preciosa de começar uma família porque ela havia perdido os pais quando era jovem. Eles se abstiveram de relações sexuais até receberem conselhos nesta consulta".

Apesar de terem falado sobre o ácido fólico durante a consulta, a mãe de Evie insiste que não foi informada pelo médico sobre sua importância na prevenção da espinha bífida. Segundo a advogada, se Caroline tivesse sido adequadamente aconselhada pelo especialista, ela não teria procedido com a gravidez tão apressadamente como fez.

Já o médico defendeu-se dizendo que era sua prática comum dizer aos pais em potencial que 400 microgramas de ácido fólico deveriam ser tomados por aqueles que se preparavam para a gravidez e durante todo o primeiro trimestre. Ele afirma que certamente teria orientado a mãe a ter uma boa dieta e bons níveis de ácido fólico e nega ter dito que os suplementos não eram necessários. 

O tribunal também ouviu que Evie tem uma mobilidade muito limitada e precisará de cadeira de rodas à medida que envelhecer. O tribunal ainda não chegou a uma decisão.

Sobre o ácido fólico

Quando uma mulher revela ao médico que deseja engravidar, uma das primeiras recomendações é começar o quanto antes a tomar o suplemento de ácido fólico. O ideal é passar a tomar essa vitamina do complexo B, também chamada folato, pelo menos três meses antes da concepção, mas há estudos que apontam que o ideal seria toda mulher em idade fértil ingerir 400 microgramas de ácido fólico ao dia (converse com o seu médico sobre essa possibilidade para o seu caso).

O ácido fólico, que deve continuar sendo ingerido durante todo o primeiro trimestre da gravidez, também é encontrado em vegetais de folhas verde-escuras, frutas e grãos, mas não em quantidade suficiente para garantir que a coluna do bebê se desenvolva corretamente, o que acontece nas primeiras quatro semanas de gestação. Ele evita defeitos do tubo neural, falhas no desenvolvimento do cérebro e medula espinhal e também diminui os riscos de a criança nascer com problemas cardíacos.

+ Cirurgia do bebê dentro da barriga: técnica inovadora, criada por médica brasileira, deve chegar ao SUS

Evie processa médico de sua mãe (Foto: Reprodução/Mirror)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/11/jovem-que-nasceu-com-malformacao-processa-medico-da-mae-nao-falou-sobre-importancia-do-acido-folico-na-gravidez.html