Saturday, November 20, 2021

Superação: professora perde os quatro membros, mas volta a dar aula graças à tecnologia biônica

https://ift.tt/3cuUz7W

As crianças encontram apelidos rapidamente para os professores. Mas a professora Tregenna, 47, Berkshire, Inglaterra, está emocionada com a dela. E por um bom motivo. Para seus alunos, Kath é simplesmente a "Mulher Biônica". E não apenas por causa do seu par de braços biônicos, mas da coragem extraordinária de retornar ao trabalho, apesar de ter todos os quatro membros amputados.

Há dois anos, sua família foi chamada para se despedir dela no hospital, mas superando todas as expectativas, ela já está de volta à sala de aula. Graças a seus braços incríveis, ela faz de tudo: desde dirigir sozinha para a escola até escrever no quadro branco e criar atividades matemáticas divertidas. Isso porque eles possuem sensores inteligentes que podem detectar os menores sinais musculares e transformá-los em movimentos de mão.

Ela também teve que aprender a andar novamente com pernas protéticas, ao mesmo tempo que cuida de seus dois filhos: Aaron, 12, e Emily, de 8 anos. "Eu sei que a vida nunca pode ser exatamente a mesma, mas me recuso a olhar para trás. Depois de chegar tão perto de perder tudo, estou extremamente grata por estar viva", disse ela, que é casada com Alvin, 48, um carpinteiro.

Kath Tregenna, 47, é exemplo de superação (Foto: Reprodução/Daily Mail)

 

Pneumonia e sepse

A antiga vida de Kath mudou completamente em um único fim de semana no fim de novembro de 2019, quando a sepse atingiu seu corpo, após uma pneumonia. Seu sistema imunológico teve uma reação exagerada e começa a danificar os tecidos e órgãos do corpo. "Tudo começou na escola, na tarde de uma sexta-feira. Comecei a me sentir mal, enjoada e terrivelmente quente. Eu sei agora que estava desenvolvendo pneumonia. Decidi sair mais cedo e ir para casa descansar um pouco. Saí, deixando meus papéis na minha mesa, esperando estar de volta na manhã de segunda-feira. Passei o fim de semana na cama, apenas me arrastando para fora com as crianças para ver as luzes de Natal, em Windsor", lembra.

+ Menino recebe prótese de braço feita por impressora 3D e realiza sonho de abraçar a mãe

Mas, longe de se sentir melhor, no domingo à tarde, Kath estava fisicamente doente e com tanta febre que ligou para a emergência. Felizmente, o atendente percebeu que algo estava muito errado e, apesar dos protestos de Kath, pediu uma ambulância. “Devo minha vida a ele”, disse. "Nunca me senti tão mal antes, mas nunca me ocorreu que pudesse estar tão gravemente doente. Quando eles me levaram para a ambulância, eu até prometi às crianças que voltaria para o café da manhã. Também liguei para a diretora do celular e avisei que poderia chegar atrasada na escola. Nunca pensei que não voltaria por dois anos", conta.

Kath com os filhos antes de adoecer (Foto: Reprodução/Daily Mail)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No hospital, a condição de Kath se agravou a uma velocidade devastadora. Poucas horas depois de chegar ao Slough's Wexham Park Hospital e ser diagnosticada com sepse, desencadeada por pneumonia, ela sofreu 11 paradas cardíacas, bem como falência de múltiplos órgãos e teve que ser colocada em coma induzido. Às 1h30 da manhã de segunda-feira, a polícia chegou à casa da família para chamar Alvin e as crianças para se despedirem. A equipe do hospital também ligou para o pai dela, Keith, 78, um professor de direito aposentado na Cornualha, e pediu-lhe que fosse até a cabeceira de Kath. "Não consigo nem imaginar como foi para eles", disse ela, que perdeu sua mãe, Sylvia, para o câncer quando tinha apenas 13 anos. "Num minuto, as crianças estavam andando por Windsor comigo, admirando o Natal luzes. No próximo momento, eles estavam sendo informados de que mamãe iria morrer", lamentou.

"Eu parecia irreconhecível. Meu corpo estava inchado com as drogas e eu estava coberta de fios. Emily estava tão apavorada que não conseguia nem ser persuadida a me beijar. Alvin conseguiu manter o controle por causa das crianças, mas ele deve ter estado no inferno total", presume. Repetidamente, nos dias seguintes, a família foi avisada para se preparar para o pior. Um conselheiro foi designado para ajudar as crianças a prepará-las para a perda da mãe. “Ela disse a eles em termos inequívocos que eu ia morrer. Os médicos disseram a Alvin e a papai que seria necessário um milagre para me salvar", conta.

Incrivelmente, esse milagre aconteceu a tempo para o Natal. Um dos médicos lembrou-se de ter lido sobre um medicamento que teve sucesso em aumentar a eficácia dos antibióticos que eles já estavam experimentando. Ele só tinha sido usado em poucos pacientes, mas não havia nada a perder, então, foi administrado em Kath. Muito lentamente, nos dias seguintes, a sepse foi diminuindo. Embora Kath permanecesse em coma, duas semanas depois de chegar ao hospital, a família finalmente ousou ter esperança de que ela viveria. 

Amputações

Mas a sepse causou danos terríveis. Quando Kath recobrou a consciência, no início de janeiro do ano passado, ela recebeu uma difícil notícia. A sepse interrompeu o fluxo sanguíneo para suas extremidades. Suas mãos, pés e grande parte das pernas estavam "morrendo" e apenas uma amputação poderia impedir que a infecção se propagasse ainda mais. “Era demais para aceitar. Eu podia ver que minhas mãos e pés estavam pretos. Não havia sensação e eu não conseguia movê-los. Mas eu não conseguia entender por quê. Minha última lembrança foi de entrar na ambulância dois meses antes. Minha família e os médicos tiveram que explicar continuamente o que havia acontecido. A princípio, fiquei paralisada de choque. Mas, quando entendi que não havia escolha, foi uma decisão fácil. Além disso, esses membros negros e horríveis não pareciam mais fazer parte de mim", lembra.

+ "Sequelas para o resto da vida", lamenta mãe de menina que precisou passar por amputação após receber injeção, em SP

Ela acrescenta: "Lembro-me de Alvin olhando para mim e dizendo: 'Kath, você sobreviveu. Este é um preço tão pequeno a pagar'. Quando pensei o quão perto nossos filhos estiveram de me perder, percebi que ele estava certo. Eu, acima de todos, conheço a realidade de perder uma mãe", disse. Kath teve as duas mãos amputadas logo acima do pulso em 10 de janeiro do ano passado. “No início, eles estavam enfaixados, então eu não conseguia ver nada”, conta. "Minha maior preocupação era o que as crianças iriam pensar. Quando eles me visitaram após a operação, tirei os braços de debaixo das cobertas para que pudessem ver que não havia nada a temer. Eu estava determinada a encontrar os pontos positivos. Lembro-me de dizer: 'Mamãe vai mandar fazer alguns braços novos. Eles não serão exatamente como os meus antigos, mas serão ótimos. Claro, naquela fase, eu estava improvisando. Eu nem tinha ouvido falar nos braços biônicos", disse.

Duas semanas depois, em 24 de janeiro de 2020, Kath teve as duas pernas amputadas. Para seu alívio, os médicos conseguiram salvar seus joelhos, o que lhe deu a chance de ter mais mobilidade. Mesmo assim, adaptar-se ao seu "novo normal" não foi fácil. “Achei que tivesse me preparado. Mas é impossível imaginar como é acordar sem pernas. Eu nunca seria capaz de andar ou ficar de pé novamente sem ajuda. Foi uma vitória quando o fisioterapeuta me fez arrastar o traseiro para baixo da cama", recorda.

Novo normal

Kath esperava ser transferida para o Hospital John Radcliffe de Oxford para a colocação de próteses de braços e pernas. Mas, quando a pandemia chegou, ela foi informada que teria que esperar. “Foi um golpe. Mas, pelo menos, significava que eu poderia chegar em casa mais cedo, mesmo que fosse em uma cadeira de rodas. As crianças estavam desesperadas para me ter de volta", disse.

Em abril, seu terapeuta ocupacional empurrou Kath pela porta da frente. Alvin, as crianças e o pai dela estavam lá para cumprimentá-la. "Aquele primeiro dia foi de pura alegria. Só ser capaz de beijá-los e acariciá-los em minha própria casa foi maravilhoso. Acho que nunca fui mais feliz por estar viva. Então, a realidade me atingiu. Por dentro, eu era a mesma, mas, fisicamente, era uma pessoa totalmente diferente. Tudo foi um desafio. Eu não tinha dispositivos. Eu só conseguia me alimentar equilibrando uma colher entre meus tocos e levando-a com muito cuidado à boca. Naquelas primeiras semanas, a comida ia para todo lado. Eu não conseguia subir as escadas, então tivemos que colocar uma cama de hospital na sala de estar. Aaron era muito protetor e estava sempre pronto para buscar um copo d'água ou um lanche para mim. Emily adorava escovar meu cabelo", conta.

Havia muito o que reaprender, mas ela descobriu que ainda podia fazer o que amava: ensinar. Embora muitos pais odiassem estudar em casa durante a pandemia, para Kath, foi uma chance de se reconectar com seu antigo mundo. "Era a velha Kath voltando. Sempre adorei meu trabalho. Acho que sou um professora nata. Sentar com Emily e Aaron, fazendo todas as coisas que eu normalmente faço na sala de aula, foi mágico. Eu me senti necessária e útil. Pela primeira vez, tive a esperança de poder voltar para a sala de aula", conta.

Próteses

 

Então, ela ficou emocionada quando, em julho do ano passado, foi submetida a próteses de pernas e começou a aprender a andar novamente com sessões de fisioterapia semanais. "Quando consegui levá-los para casa, em outubro, eu estava muito animada, mas ainda muito cautelosa, mesmo quando andava em um piso plano. Mas eu poderia finalmente entrar na cozinha e me servir de uma bebida. Foi fantástico", comemora.

Kath também recebeu próteses de braço. No entanto, eram muito menos satisfatórias. “Eles eram como ganchos: funcionais, mas feios e pesados. Eu me senti envergonhada de usá-los", lembra. Mas Kath havia lido sobre a empresa britânica de tecnologia Open Bionics e seu pioneiro Hero Arms. Feito de náilon resistente, Hero Arms usa "sensores mioelétricos" para detectar os sinais elétricos feitos por movimentos musculares no braço. Eles são muito mais leves do que os braços protéticos normais e tão inteligentes que podem até pegar um ovo ou segurar uma taça de vinho. No entanto, custam caro, mas, graças à popularidade de Kath, amigos e colegas, bem como vários pais de alunos, ajudaram a arrecadar o valor necessário para ajudá-la.

O primeiro Braço Heroico de Kath chegou no Natal do ano passado, e o segundo em janeiro. “Foi o melhor presente de Natal. Eu prometi às crianças que um dia teria braços novos e legais. E aqui estavam eles. Eu tive que praticar como uma louca. Basicamente, você deve imaginar o que deseja fazer, seja pegar uma faca e um garfo ou abrir uma porta. Existem três sensores na parte interna do braço biônico e três na parte externa que captam esses movimentos musculares em meus cotos e os transferem para os movimentos dos dedos", explicou.

Kath com suas próteses (Foto: Reprodução/Daily Mail)

 

Seus alunos da velha escola, com idades entre 8 e 11, estavam desesperados para ver os braços biônicos de Kath também. Então, em junho, 18 meses depois de adoecer, Kath visitou a escola. “As crianças também viveram o trauma. Eu queria mostrar a eles um resultado feliz. Eles ficaram paralisados ​​pelos braços. Eles me bombardearam com perguntas e até deram sugestões sobre como melhorá-los. Uma faísca brilhante até perguntou: 'Eles podem atirar lasers?'", divertiu-se. Estimulada pela reação deles e pelo incentivo de seus colegas, Kath se sentiu confiante o suficiente para voltar ao trabalho em setembro. “Estou indo bem devagar e fazendo apenas algumas horas por semana, por enquanto, porque me canso com facilidade”, disse. "Também estou aprendendo o que posso e o que não posso fazer. Eu posso escrever em um quadro branco, ainda sou destro", completou.

+ Condição confundida com gripe e gastroenterite leva menina a ter parte dos membros amputada

"Espero poder ensiná-los a valorizar a vida. Quando eu olho para Aaron e Emily e lembro o quão perto eles chegaram de me perder, eu vejo o quão sortuda eu sou", comemora. “Mal posso esperar para montar a árvore de Natal. E este ano, graças aos meus braços biônicos, serei eu quem pendurarei as bugigangas e embrulharei os presentes", finalizou.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/11/superacao-professora-perde-os-quatro-membros-mas-volta-dar-aula-gracas-tecnologia-bionica.html