Tuesday, November 30, 2021

90% das crianças brasileiras entre 2 e 5 anos assistem TV, aponta estudo

https://ift.tt/3pbAmtP

Nove entre dez crianças brasileiras de 2 a 5 anos assistem televisão, aponta o estudo “Passos e Descompassos da Primeira Infância”, realizado pelos canais Gloob e Gloobinho – em parceria com o Coletivo Tsuru e Quantas – e divulgado nesta terça-feira (30). A pesquisa, disponível na íntegra na Plataforma Gente, foi feita de forma online e contou com uma fase qualitativa – em julho deste ano – e outra quantitativa, desenvolvida ao longo de setembro, a partir de entrevistas com mais de mil pais e mães com filhos na faixa etária de 2 a 5 anos, de diferentes regiões do país.

Crianças assistem TV com a família (Foto: Wavebreakmedia/Thinkstock)


 

No cenário de pandemia, em que muitos pais continuam trabalhando remotamente, 75% deles afirmam que a TV é um auxílio para conseguirem exercer outras tarefas, sejam domésticas ou profissionais. Ao mesmo tempo, se dizem sempre atentos ao que os pequenos estão assistindo (84%) e tentam organizar atividades mais diversas (79%). Em relação ao conteúdo para os pequenos, 80% dos pais desejam programas que estimulem o “eduteinment” (educação e entretenimento).

Com a impossibilidade de sair e sociabilizar trazida pela pandemia, 70% dos pais brasileiros perceberam um aumento no consumo de vídeos – por parte das crianças e deles mesmos – e nove a cada dez acreditam que as transformações nas rotinas das casas vieram para ficar. Entre as mudanças do período pandêmico, 53% dos entrevistados citam que os dias se tornaram iguais – úteis e finais de semana se misturam –; 59% concordam que o pijama é o traje oficial da família; e 90% se declaram mais felizes por poder usufruir de mais tempo ao lado dos filhos, apesar de se sentirem sobrecarregados por ter que realizar as atividades cotidianas inteiramente dentro de casa.

O uso consciente das telas é um aliado para na construção da bagagem cultural dos pequenos, mas seu excesso pode causar problema no desenvolvimento e deve ser evitado. A Associação Americana de Pediatria (AAP) recomenda que crianças de até 2 anos não sejam expostas às telas e pequenos entre 2 e 5 anos fiquem no máximo uma hora por dia na frente de dispositivos, consumindo programação de qualidade e apropriada à idade.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Entretenimento/noticia/2021/11/90-das-criancas-brasileiras-entre-2-e-5-anos-assistem-tv-aponta-estudo.html