Thursday, September 9, 2021

Vacinas contra covid não aumentam risco de aborto espontâneo, afirmam dois novos estudos

https://ift.tt/3xu2zOI

As vacinas contra covid-19 não aumentam o risco de aborto espontâneo em mulheres grávidas, descobriram dois novos estudos publicados com dados do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos neste mês. Ambos os grupos de pesquisadores chegaram à mesma conclusão: o aborto espontâneo ocorre com a mesma frequência entre grávidas que receberam a vacina contra covid-19 e gestantes que não tomaram o imunizante.

Pandemia influenciou decisões sobre gravidez (Foto: Jonathan Borba/Pexels)

 

O primeiro estudo, feito diretamente pelo CDC, analisou dados de 2.456 grávidas que receberam a vacina Pfizer ou Moderna contra a covid antes da 20ª semana de gestação. Através de um aplicativo, as mulheres relataram todos os sintomas que apareceram depois de tomar a vacina, independentemente de estarem relacionados ao imunizante. Os pesquisadores apontam que, de acordo com levantamento nacional dos EUA, abortos espontâneos ocorrem entre 11% e 16% das gestações e o estudo descobriu que a taxa de aborto em mulheres que receberam a vacina contra covid-19 é de 12,8%, ou seja, dentro da faixa normal. Quando divididos por idade, os abortos espontâneos variaram de 9,8% entre pessoas de 20 a 29 anos a 28,8% entre aquelas com 40 anos ou mais. Isso também está de acordo com os dados, que apontam que há risco maior de aborto espontâneo quando as mulheres engravidam aos 35 anos ou mais.

No segundo novo estudo, publicado no jornal científico JAMA por uma equipe de médicos da HealthPartners, em Minnesota, Estados Unidos, pesquisadores analisaram dados de uma iniciativa do CDC que acompanha milhares de pessoas que tomaram as vacinas para registrar possíveis efeitos adversos e compararam com registros de abortos espontâneos de pacientes tratadas na clínica. A equipe descobriu que os índices de aborto espontâneo tanto em gestantes que receberam a vacina quanto as que não receberam ficou em torno de 8%, ou seja, não foi constatado risco elevado por causa do imunizante. "Nossos dados são mais uma evidência que deve dar às grávidas confiança para serem vacinadas contra a covid-19, se ainda não o fizeram", disse, em nota a autora principal do estudo, Elyse Kharbanda. “É especialmente importante para as grávidas se protegerem contra o vírus porque as infecções por covid-19 podem afetá-las de forma mais grave e levar a complicações no parto”. Os médicos esperam que as descobertas possam ajudar a convencer as grávidas, que apresentam maior risco de complicações e até morte por causa da covid-19, a se vacinarem.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/09/vacinas-contra-covid-nao-aumentam-risco-de-aborto-espontaneo-afirmam-dois-novos-estudos.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!