Monday, September 6, 2021

Quíntuplos do Paraná comemoram 2 anos com tema circo: "Vencemos todos os obstáculos"

https://ift.tt/3hahOH7

Os pequenos Luis Henrique, Jhordan, Tiago, Laura e Antonella — conhecidos como quíntuplos do Paraná — completaram 2 aninhos de vida no dia 2 de setembro, mas a comemoração aconteceu no sábado (5), em Chopinzinho, interior do Paraná, onde a família mora. "Há 2 anos, estávamos recebendo cinco tesouros, tantas incertezas e medo. A fé nos tranquilizava, pois sabíamos que Deus estava presente naquela UTI. Juntos vencemos todos os obstáculos, o amor foi crescendo a cada dia mais e hoje estão aqui, cheios de vida, correndo pela casa, todos os dias aprendendo e nos ensinando algo", escreveram os pais, Anieli Kurpel, 28, e Luis Fernando Araújo, 35, em suas redes sociais. A festa com o tema circo contou apenas com a presença de poucos familiares (veja vídeo no fim da reportagem).  

+ "É como se fosse uma creche. Tem horário para tudo", conta mãe dos quíntuplos do Paraná

Quíntuplos comemoraram 2 anos de vida (Foto: Arquivo pessoal)

 

Relembre a chegada dos quíntuplos

A rotina do casal paranaense Anieli Kurpel, 28, e Luis Fernando Araújo, 35, começa cedo: 6h15 da manhã. "Precisamos estar sempre um passo à frente", disse ela, referindo-se aos seus quíntuplos. A família virou notícia em todo país em setembro de 2019, ao terem quíntuplos — cinco bebês de uma só vez. Anieli engravidou naturalmente e os cinco nasceram saudáveis, apesar de terem chegado prematuros com 28 semanas.

Na época, em entrevista à CRESCER, Anieli contou que o positivo veio após 4 meses de tentativas. Sentindo dores e com a menstruação atrasada, ela, que já tinha Davi, fruto de um relacionamento anterior, logo desconfiou que pudesse estar grávida. Depois de fazer um exame de sangue que confirmou a tão esparada gravidez, o casal decidiu consultar um obstetra. No entanto, durante o primeiro ultrassom veio a triste notícia de, na verdade, tratava-se de um grande cisto no ovário. O especialista teria receitado medicamentos para "descer a menstruação e acalmar as dores". "Ficamos arrasados. Mas segui a minha intuição e não tomei os remédios, pois meu coração me dizia que eu estava grávida", conta Anieli.

Anieli com 27 semanas (Foto: Reprodução Instagram)

 

"Depois de alguns dias, em uma nova consulta, uma médica falou que poderia ser uma gravidez molar e me encaminhou com urgência para um especialista", conta Anieli. A médica explicou que, caso fosse confirmada a suspeita, ela teria que fazer uma curetagem e, provavelmente, retirar o ovário esquerdo. "Mas fizemos um novo ultrassom e, durante o exame, o médico falou para a enfermeira chamar todo mundo, pois era um fato histórico. Foi quando disse que eu estava esperando cinco bebês e todos estavam muito saudáveis. Depois disso, ele mostrou os batimentos cardíacos de todos os bebês. Para a nossa surpresa, descobrimos que tinham cinco corações batendo dentro de mim", lembra.

+ Quíntuplos do Paraná devem nascer em um mês: "Vamos precisar de toda a ajuda possível"

O ginecologista Tiago Wainberg, que fez o exame, disse ao G1 que nunca tinha visto um caso parecido. "É um achado médico, praticamente impossível", conta. De acordo ele, as estatísticas mostram que as chances de uma gravidez de gêmeos é de 3,4%. Já no caso de Anieli, quase não há estatísticas de gravidez para quíntuplos. "Ela é uma paciente muito especial. Vai ser observada semana após semana. Ela vai sofrer alterações no corpo durante toda a gravidez. Tudo que uma mulher grávida passa, ela vai passar cinco vezes", afirmou. Os bebês nasceram no dia 2 de setembro de 2019, todos pesando cerca de 1kg e sem nenhuma complicação. No entanto, como o parto aconteceu com 28 semanas, os cinco continuram hospitalizados por um período.

Quíntuplos do Paraná: alta cada vez mais próxima (Foto: Reprodução Instagram)

 

Rotina regrada

Hoje, enquanto o marido trabalho e o primogênito está na escola, Anieli toma conta sozinha da rotina dos cinco. "Meu marido e eu acordamos às 6h15 para deixar as roupas e mamadeiras prontas para os bebês, que acordam às 7h30; precisamos estar sempre um passo a frente (risos). Luis vai trabalhar e, às 9h, é hora do lanchinho. 11h30 eles almoçam. Das 13h às 14h30, eles tiram a soneca da tarde. Não costumo deixá-los dormirem mais do que 14h50 para não atrapalhar o sono da noite. Por volta das 15h30, dou o lanchinho da tarde. Às 17h, meu marido chega e ajuda com o banho. Logo mais, às 17h30 é o horário do jantar. Às 19h50, eles tomam mamadeira e já dormem", conta. "É como se fosse uma creche, todos têm que comer juntos, brincar juntos e dormir no mesmo horário", completa.

+ Os desafios de desfraldar quíntuplos: “Tudo cheira a cocô”

Família completa (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Desde que os quíntuplos nasceram, o casal tem compartilhado a rotina com as crianças no Instagram (@quintuplosdoparana e @paidequintuplosmaisum). "Além da dedicação aos pequenos, estou trabalhando com as redes sociais. Organizo minha rotina no domingo para dar conta de tudo. Tenho que ser muito organizada, caso contrário, vira uma bola de neve! E está funcionando, consigo, inclusive, namorar, conversar, curtir um tempo junto com meu marido... Só não saímos por causa da pandemia", finalizou.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/09/quintuplos-do-parana-comemoram-2-anos-com-tema-circo-vencemos-todos-os-obstaculos.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!