Wednesday, September 9, 2020

Economize no enxoval: 6 coisas de que seu bebê NÃO precisa no primeiro ano de vida

Apesar da emoção de comprar um enxoval completo para o seu bebê, a experiência nos mostra que existem itens totalmente dispensáveis - o que pode ajudar você a economizar dinheiro e espaço para coisas que vão realmente tornar sua vida mais fácil.

Veja as dicas de 6 coisas dispensáveis na sua lista de compras. Aproveite e confira também como montar uma lista perfeita pro seu enxoval.

+ Enxoval do bebê: cuidado com os exageros

1) Kit berço

Bebê coberta em berço cercado por almofadas (Foto: Reprodução Facebook)

 

Sabe aqueles conjuntos super completos (e caros) com protetores de berço, colcha, edredom e almofadas diversas? Pode pular essa parte. A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Academia Americana de Pediatria recomendam que o berço fique livre, para evitar risco de asfixia. Então nada de protetores, almofadas, travesseiros, muito menos bichos de pelúcia. 

2) Kit para preparar papinhas

papinha_bebe_comida_alimentacao (Foto: Shutterstock)

 

Existem alguns kits para processar ou amassar alimentos que prometem facilitar a sua vida na hora de fazer as papinhas para o seu bebê, mas a verdade é que não há nada que você não possa fazer com seu próprio fogão, um liquidificador comum e até um garfo. Além disso, a fase das papinhas amassadinhas dura muito pouco tempo (quem opta pelo BLW, nem passa por ela), e logo os alimentos devem ser oferecidos em pedaços, então o ideal é usar mesmo os acessórios que você já tem em casa para o preparo, quando precisar.

3) Sapatos

pós parto, gravidez, sapatos de bebê (Foto: Pixabay)

 

É bem difícil resistir aos lindos sapatinhos de bebê, não é mesmo? Mas o fato é que eles não são necessários. Até que o bebê comece a andar, os sapatos acabam sendo desconfortáveis, além de reduzirem a sensibilidade e os movimentos dos pés. Para os primeiros passinhos, o ideal é que o bebê esteja descalço, para sentir toda a riqueza de texturas e irregularidades das superfícies. Caso precise de sapatos, há até algumas solas que simulam essa sensação. Vale a pena pesquisar antes de escolher apenas pela beleza.

4) Lenços aquecidos

Troca de fralda no trocador: momento de vínculo para mãe e bebê (Foto: Thinkstock)

 

O dispositivo que aquece lenços, além de ser caro, ocupa espaço, gasta energia elétrica e irá acostumar o seu bebê com algo que você não terá sempre à mão quando sair para um passeio. Em casa. o ideal é usar algodão com água - que pode ser morna - para limpar o seu bebê. Ao sair, usar os lenços umedecidos é mais prático. Se achar que estão muito gelados, você pode aquecê-los envolvendo-os um pouco em suas próprias mãos. Fácil, né?

5) Cobertor de amamentação

Amamentação (Foto: Thinkstock)

 

Não é necessário cobrir o seio para amamentar o bebê. Você pode e deve amamentá-lo livremente, inclusive em lugares públicos – há uma lei que garante esse direito e impedi-la está sujeito a multa, apesar de muitas mães ainda se sentirem desconfortáveis. Caso deseje se cobrir, uma fralda de pano ou manta que você já tenha para outros usos pode funcionar muito bem. Liberte-se!

6) Luvas

Mãos livres são uma forma de o bebê explorar o mundo (Foto: Pexels)

 

Exceto se você estiver em um lugar realmente frio, não é recomendado usar luvas nos bebês. A peça limita sua sensibilidade, já que o tato é uma das maneiras do pequeno descobrir o mundo - além de ser normal que as extremidades do corpo fiquem mesmo um pouco mais frias. Caso ache que o frio apertou e precise proteger a mão do seu bebê, um par de meias pode cumprir tranquilamente a missão. 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2020/09/6-coisas-de-que-seu-bebe-nao-precisa-no-primeiro-ano-de-vida.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...