Crianças que dormem pouco e passam muito tempo em frente às telas têm maior probabilidade de serem obesas, afirma uma nova pesquisa do Royal College of Surgeons, do Reino Unido, com mais de 4 mil pequenos de 2 a 11 anos.
De acordo com o estudo, para cada hora de uso de tela além do recomendado, as crianças têm 16% mais risco de ficarem acima do peso ou obesas. O tempo de tela diário recomendado pela Academia Americana de Pediatria para crianças de 2 a 5 anos é de até uma hora e para os que têm entre 5 e 11 anos é de, no máximo, duas horas.
Já cada hora de sono a menos do que o recomendado para a faixa etária, segundo a pesquisa, aumenta em 23% o risco de obesidade. De acordo com a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, para crianças de 2 anos, o recomendado é de 11 a 14 horas de sono por noite, de 3 a 5 anos são indicadas de 10 a 13 horas e de 6 a 13 anos de 9 a 11 horas.
No artigo, os pesquisadores afirmam que há uma correlação direta entre o aumento do uso da tela e a diminuição do tempo de sono. Por isso, reduzir a quantidade de tempo que as crianças gastam com eletrônicos poderia ajudá-las também a dormir melhor.
A privação do sono causa também alterações nos hormônios que regulam o apetite e a sensação de saciedade, o que torna as crianças mais propensas a comer em excesso. Já a falta de energia é um obstáculo para a prática de exercícios e dificulta a perda das calorias consumidas. Os pesquisadores afirmam ainda que a luz presentes nas telas, quando usadas de noite, enviam sinais que dificultam o adormecer.
A pesquisa foi baseada em relatos dos pais sobre a quantidade de horas que os filhos passam diariamente assistindo TV, jogando videogame, usando celular, computador ou tablet e dormindo. Essas informações foram comparadas a curva de crescimento dos pequenos.
Como a pesquisa mostrou que as crianças que mais usam telas são geralmente as que dormem menos, os pesquisadores afirmam que o risco de obesidade para esse grupo específico pode ser ainda maior do que o encontrado.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/09/cada-hora-menos-de-sono-do-que-o-recomendado-aumenta-em-23-o-risco-de-obesidade-em-criancas-diz-estudo.html