Sunday, August 4, 2019

Receita: Chips de vegetais

CF306-SOL-CULINARIA-CRE-CREC (Foto: Mariana Weber)

 

Sabe pipoca, que a gente não consegue parar de comer até acabar o saquinho? Com esses chips assados acontece a mesma coisa. São simples de fazer em casa. Complicado mesmo é resistir à tentação de comê-los à medida que saem do forno…

Se você conseguir se controlar, pode servi-los como acompanhamento de uma refeição, petiscos em uma festinha (o de batata-doce combina especialmente com festa junina) ou lanche. Mas não demore mais do que dois ou três dias para consumi-los, porque com o passar do tempo eles amolecem, e o gostoso da receita é justamente a textura crocante. Para que fiquem assim, corte fatias beeem finas, com um descascador de legumes.

Depois, espalhe-as sem sobreposição em assadeiras untadas (com o mínimo de azeite, apenas para não grudar na fôrma). Rendem um bocado: uma batata grande se transforma em um prato cheio de chips. Em compensação, como são levinhos, são devorados rapidamente.

Segundo a nutricionista Débora Rosa, da Nutriterapia (SP), consultório especializado em atendimento a gestantes e crianças, os chips assados em casa podem ser oferecidos a partir da transição alimentar, ou seja, naquela fase em que o bebê começa a comer os mesmos alimentos que a família. “Isso deve acontecer a partir de 1 ano ou quando a criança já tiver mais habilidade e força para mastigar”, afirma Débora.

Não é preciso descascar os vegetais de casca mais fina, como a batata e a batata-doce. Basta lavar bem os alimentos antes do preparo. Já a mandioca, que tem aquela casca mais grossa e texturizada, exige isso. A nutricionista sugere também variar as versões. Dá para usar mandioquinha, cenoura, beterraba e o que mais você tiver em casa. Como tempero, utilize bem pouco sal e especiarias como cominho, páprica doce e cúrcuma.

RECEITA

Rende um prato cheio (de cada legume)

Ingredientes
• Batata-doce
• Batata-inglesa
• Mandioca
• Azeite
• Sal
• Páprica doce, cominho ou cúrcuma (opcional)

Modo de fazer
O preparo é igual para todos os itens: preaqueça o forno em temperatura baixa (160º C). Com um descascador de legumes, corte fatias bem finas do vegetal no sentido do comprimento. Retire o excesso de umidade com um papel-toalha. Unte assadeiras com azeite (talvez, para agilizar o preparo, você precise de mais de uma). Espalhe as fatias na assadeira, com cuidado para que uma não cubra a outra. Salpique sal e temperos secos, como páprica, cominho ou cúrcuma. Leve as assadeiras ao forno e deixe até que os chips fiquem sequinhos e levemente dourados. Isso leva cerca de 15 minutos, mas varia de acordo com o forno e a espessura das fatias. Tire os chips das assadeiras e despeje-os sobre papel-toalha. Sirva na hora ou deixe que esfriem totalmente antes de guardá-los em potes herméticos para não murcharem.

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Culinaria-Mariana-Weber/noticia/2019/08/receita-chips-de-vegetais.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...