Monday, August 19, 2019

Mãe de gêmeos: "A comparação é inevitável e a ideia é desmistificar isso"

Capa do livro (Foto: Reprodução)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem nunca conviveu com irmãos gêmeos, certamente tem curiosidade sobre a vida e a rotina de seres assim, idênticos. Para ajudar a desmistificar um pouco dessa particularidade, a jornalista e mãe de gêmeos, Cláudia Levron, escreveu Osvaldo e Geraldo gêmeos em ação (Editora Albatroz). "Eu recebo muitas perguntas sobre meus filhos, então, por que não falar sobre o assunto? Além disso, escrever para as crianças é mais leve que para adultos", diz ela.

Com um texto claro e direto, o livro usa situações do cotidiano para abordar, principalmente, a questão da preservação da individualidade. Pincelada com alguns ditados populares, a obra — com ilustração de Thassiel M. Melo — é direcionada para crianças de 3 a 8 anos, mas a ideia não é conscientizar somente os pequenos. Confira, abaixo, um bate-papo da autora com a CRESCER.

O livro mostra que, apesar da aparência, gêmeos têm gostos e opiniões diferentes. Por que falar sobre isso? 
Meus filhos são muito parecidos, têm o mesmo tamanho e até falam ao mesmo tempo — por estarem sempre juntos. Por causa disso, a todo momento, as pessoas confudem: trocam seus nomes e não sabem quem é quem. Eu imagino que isso não seja muito agradável para eles. Cada um tem uma personalidade e essa individualidade ajuda na elevação da autoestima. Por isso, a "diferenciação" é tão importante. Precimos ensinar as crianças a respeitarem isso. Um adulto com autoestima solidificada é a base para a vida.

Por outro lado, o texto também fala da cumplicidade entre eles. Da necessidade um do outro... 
Sim, eles se protegem e brigam com a mesma intensidade, e fica tudo entre eles. Tem situações até engraçadas. Às vezes, eles estão andando na rua e um vê alguma coisa interessante. Imediatamente, chama o outro para ver também, pois, eles têm essa necessidade de compartilhar. Esse comportamento faz parte da rotina deles e o livro mostra isso.

+ Você tem alguma dúvida sobre filhos ou maternidade? Acesse o FÓRUM CRESCER e troque experiências com outras mães!

Como você incentiva a individualidade dos seus filhos?
Nas pequenas coisas: escolhendo roupas diferentes, respeitando o gosto para comida de cada um, os esportes, os gostos... Escolhemos, por exemplo, um dia para sair com cada um. Claro, nem sempre é possível e, às vezes, é preciso conciliar. Mas a tentativa é essa. Sempre tem um que é mais persuasivo e acaba levando o outro a fazer o que ele deseja; tem o que é mais racional; o mais criativo, que acaba comandando as brincadeiras; então, é importante incentivar a formação da personalidade de cada um. Por exemplo, desde o início eles vão para classes separadas na escola. Hoje, eu entendo que isso é muito importante para o desenvolvimento pessoal. Se eles estivessem juntos, inevitavelmente haveria competição. Pois, além de haver uma comparação natural entre eles, as pessoas também acabam comparando. 

Por que escrever para as crianças? 
O livro é para a primeira infância, mas, na verdade, os pais é que vão ler para as crianças. Então, acaba sendo um livro para toda a família. É para gerar um debate, uma diálogo sobre o assunto. E não somente para quem tem gêmeos, é para que todos entendam um pouco desse universo. Eu pesquisei muito antes de escrever e não achei livros infantis voltados para esse tema. Isso me deixou ainda mais animada para escrever! 

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Livros/noticia/2019/08/mae-de-gemeos-comparacao-e-inevitavel-e-ideia-e-desmistificar-isso.html