O Hospital da Universidade do País de Gales, em Cardiff, está fazendo testes para identificar se o uso de óculos de realidade virtual ajuda as gestantes a relaxarem e provoca um alívio da dor do parto. Ao usar a tecnologia, as grávidas podem “visitar” praias tranquilas, animai selvagens e até as planícies de Marte.
Cada sessão com os óculos VR dura em torno de 7 minutos e os pesquisadores estimam que os efeitos calmantes duram de torno de 45. Se o teste for bem-sucedido, o uso da tecnologia poderá se tornar comum nos hospitais públicos do País de Gales.
Em entrevista ao The Times, a enfermeira-chefe do Hospital da Universidade do País de Gales ressalta que os óculos devem ser utilizados apenas durante o primeiro estágio do trabalho de parto, em que as mulheres tem um controle maior sobre o corpo.
“A realidade virtual é uma nova forma de aliviar a dor”, disse Suzanne Hardacre. “Ela nos dá a oportunidade de fazer algo realmente diferente e inovador. É possível usar isso com mulheres no começo do trabalho de parto, para ajudá-las a realizar técnicas de respiração e relaxamento e tirar o foco da dor". A Samsung, produtora dos óculos, cobra cerca de 4 mil libras, ou 19,3 mil reais, para autorizar o uso anual de uma unidade em uma clínica ou hospital.
Você já curtiu Crescer no Facebook?
Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Saude/noticia/2019/08/hospital-do-reino-unido-testa-oculos-de-realidade-virtual-para-aliviar-dor-do-parto.html