Thursday, August 8, 2019

Dia dos Pais: "Encontrei a minha maneira de fazer as coisas e deu certo”, diz ator

Elam e os filhos, Aimeé e Bento (Foto: Pablo Saborido)

 

Elam Lima, 36, o Zeca da nova novela das 19h, Bom sucesso, da TV Globo, está focado na carreira. Desde 2017, quando saiu do interior de São Paulo para buscar seus sonhos, ele já interpretou mais de trinta personagens, acumulando partipações em novelas como Avenida Brasil, Malhação – Casa cheia e também Cúmplices de um resgate, do SBT.

Mas, de longe, o principal papel da vida do ator é a paternidade. “Eu sempre quis ter filhos e sempre fui muito apaixonado por crianças. Então, quando veio, foi uma felicidade imensa”, diz ele, que é pai da dupla Aimée, 5 anos, e Bento, 2. Elam e a mulher, a psicóloga Carol Melhem, ainda mantêm um canal no Youtube chamado Cuca de pai, cachola de mãe, onde falam sobre os assuntos de que mais gostam: relacionamento e filhos. Batemos um papo com o casal. Confira:

+ Você tem alguma dúvida? Acesse o FÓRUM CRESCER e troque experiências com outras mães!

Elam e a mulher, Carol (Foto: Reprodução Instagram)

 

Como vocês dividem as tarefas em casa?
Elam: Eu já venho de uma família onde meu pai já ajudava muito a cuidar dos filhos, ele era muito presente. Então, pra mim, sempre foi muito natural fazer parte de tudo, desde o pré-natal, de estar presente, acompanhar, saber o que vai acontecer no parto para poder apoiar emocionalmente, assim como no pós também, no puerpério e na amamentação. Cuidar deles é sempre um prazer! Nunca foi obrigação, um trabalho ou algo que eu precise fazer porque sou o pai. Eu amo fazer. Sou pai e as obrigações e responsabilidades também são minhas.

E essa divisão de tarefas é ótima para os dois, não?
Carol: Não imagino o quão difícil pode ser não ter esse apoio. Eu imagino que, nesse caso, o homem chega com a grana e paga uma babá — que tenta fazer "o papel do marido" no cuidado com os filhos —, ou ela se lasca inteira! Mas, por exemplo, quando ele está fora gravando uma novela, mesmo sabendo que vou dar conta, dá uma certa insegurança. E para ele também! Há alguns dias, fui viajar e ele ficou sozinho com as crianças.
Elam: Nossa, parecia que estavam faltando minhas mãos! Senti muita falta, não tinha ninguém para trocar uma ideia, dividir. E é muita coisa: cuidar da casa, das crianças, do meu trabalho. Você tem o antes, o durante e o pós, então, você tem que preparar a comida, dar a comida, lavar a louça, preparar o banho, dar o banho, colocar a roupa, colocar para dormir... É tudo! Mas uma coisa eu entendi, é que eu não preciso dar conta da meneira como ela dá. Nem ela como eu. Eu encontrei a minha maneira de fazer as coisas e deu certo. E aí fiquei mais tranquilo!

+ Vocês não acham que colocamos o peso do relacionamento em cima dos filhos? Discuta com outras mães no FÓRUM CRESCER

E como vocês encaram o desafio do tempo, de encontrar momentos para se dedicar exclusivamente aos filhos?
Carol: O Elam é um pai que brinca muito. Esses dias, ele pegou os dois e o cachorro e foi pro parque as 11h30 e voltou as 17h30. Ele faz isso! Leva para almoçar, andar de bicicleta, faz tudo junto! 
Elam: Assim como é natural parar tudo e ficar com eles, às vezes, infelizmente, a gente também acaba esquecendo, se enfia no trabalho ou nas redes sociais... Então, a gente se policia para não perder essa conexão. Ou para que em nenhum momento a gente precise dar o tablet, deixar a criança na televisão ou brincando sozinha. A gente se preocupa em estar com eles, em proporcionar momentos juntos, piqueniques, fazer coisas manuais...
Carol: A gente tem essa preocupação de não vacilar e estar presente apenas fisicamente. Mas é um desafio!

Qual conselho você daria para um novo pai?
O maior conselho que eu posso deixar é: seja presente com o filho, mesmo! Olhe no olho, sinta a respiração, o cheiro dele. Conheça seus filhos de fato. Eu me orgulho disso, eu conheço meus filhos de fato. Eu sei que se mudou um pouco o comportamento, tem algum problema ali, aconteceu alguma coisa. Então, é isso, ter essa conexão, se permitir, porque aí, todo o resto vem junto. E é o melhor e maior presente que alguém pode receber na vida.

Elam e sua duplinha! (Foto: Pablo Saborido)

 

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Dia-dos-Pais/noticia/2019/08/paternidade-encontrei-minha-maneira-de-fazer-coisas-e-deu-certo-diz-ator.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!