Más notícias para os homens com barba. Um estudo acaba de mostrar que as crianças acham que os barbudos são pouco atraentes e confiáveis.
Segundo a pesquisa, feita com 470 crianças e adolescentes pela Universidade de Queensland, na Australia, até atingir a puberdade, as criançasnão gostam de barba. Para chegar a esse resultado, os cientistas pediram que elas olhassem para uma série de fotos. Cada par de imagens mostrava, lado a lado, um homem com barba e o mesmo homem barbeado.
Em seguida, a psicóloga Nicole Nelson, especialista em percepções da face, fez a seguinte pergunta: 'Qual dos homens parece mais forte? E mais velho? E qual deles parece melhor?
Os pequenos relacionavam a barba com pessoas fortes e mais velhas, mas quando perguntados sobre qual rosto parecia "melhor", elas evitaram de maneira esmagadora os homens de barba.
À medida que envelhecem, no entanto, passam a aceitar a barba. Por volta dos 13 anos, idade que coincide com o início da puberdade, as opiniões começam a mudar.
A experiência pessoal parece contar também, já que muitas crianças, cujos pais têm barba, passaram a associar os pelos no rosto a julgamentos positivos, segundo o relatório da pesquisa publicado na revista Evolution and Human Behaviour.
Em outro experimento, Nicole Nelson contou para as crianças uma história que envolve uma ilha mágica e uma série de desafios. Elas tinham que escolher homens para ajudá-los com talentos que envolvessem força, como lutar contra um dragão ou mover uma grande pedra. Os barbudos foram os preferidos. Já para as tarefas que envolviam confiabilidade, como esconder um mapa do tesouro, os homens com rosto liso foram os escolhidos.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/Saude-e-Beleza-dos-pais/noticia/2019/08/para-criancas-homens-com-barba-sao-fortes-mas-nao-sao-atraentes.html