Wednesday, August 28, 2019

Crianças que ajudam nas tarefas de casa podem ser mais bem-sucedidas

Criança ajudando a regar as plantas (Foto: Getty Images)

 

O maior estudo sobre felicidade humana, realizado há 75 anos pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, acaba de anunciar mais uma descoberta: adultos que ajudam nos afazeres domésticos na infância têm mais chances de serem bem-sucedidos. Segundo a educadora Julie Lythcott-Haims, autora do livro How to Raise an Adult (algo como “Como educar um adulto”, em tradução livre), “contribuir nas tarefas de casa faz a criança perceber que é parte de uma equipe”. Para a psicóloga Vera Zimmermann, do Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA), da Unifesp (SP), a ajuda é fundamental para o desenvolvimento do pequeno, tanto pelos exercícios motores e perceptivos, como emocionais, por se sentir útil. Além disso, estimula a autoestima, a independência e forma um cidadão capaz de se situar em uma rede onde as pessoas fazem coisas umas pelas outras”, explica.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Você já curtiu Crescer no Facebook?

Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outras mães

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2019/08/criancas-que-ajudam-nas-tarefas-de-casa-podem-ser-mais-bem-sucedidas.html