Monday, August 26, 2019

"Chaves – um tributo musical": peça em São Paulo traz nostalgia e humor para a família

Chaves – Um Tributo Musical (Foto: Rafael Beck)

 

A peça Chaves – um tributo musical, uma homenagem ao legado do dramaturgo mexicano, falecido em 2014, em cartaz até o dia 22 de setembro, no Teatro Opus, em São Paulo, tem tudo para agradar aos fãs de Roberto Bolaños. 

Com roteiro inédito escrito pela diretora musical Fernanda Maia, a peça comemora os 35 anos da exibição de Chaves na televisão brasileira. Além de ter a vila fielmente reproduzida no teatro, o musical ainda conta com apresentações circenses, uma veia artística importante na carreira de Bolaños.

+ 5 motivos para levar seu filho ao circo

Palhaços em "Chaves – Um Tributo Musical" (Foto: Divulgação)

 

"A nossa preparação para a peça foi trabalhada a partir do improviso e da linguagem do clown, esse humor inocente tão presente nos personagens", conta Carol Costa, atriz que interpreta Chiquinha e já estrelou os peças Hebe – O musical e Annie.

Para Mateus Ribeiro, ator que dá vida ao Chaves e protagonizou Peter Pan – O musical da Broadway, o desafio está em retratar as várias facetas do menino do barril. "É um personagem que traz muita pureza em suas piadas e metáforas", descreve Ribeiro. "Além disso, ao mesmo tempo em que ele é engraçado, também carrega uma certa melancolia, uma personalidade mais contida de uma criança órfã. Como ator, é importante respeitar o lugar da tristeza e entender como e quando lidar com humor ou seriedade."

Diego Velloso, Carol Costa e Mateus Ribeiro interpretam Quico, Chiquinha e Chaves, respectivamente (Foto: Rafael Beck)

 

Assim como os episódios da série de TV, a nostálgica peça mostra como, entre risadas e desavenças, os moradores da vila formam uma família que transcende os laços de sangue e aceita as diferenças entre amigos e vizinhos. "Nessa família, a Dona Florinda é como uma grande mãe para o cortiço. Solteira e criando o filho sozinha, ela não mede esforços para manter o padrão de vida do Quico e acaba cuidando das outras crianças também — mesmo que a soberba a faça brigar com o Seu Madruga", brinca Maria Clara Manesco, atriz que também interpreta Pópis.

Maria Clara Manesco interpreta Dona Florinda em 'Chaves — um tributo musical' (Foto: Divulgação)

 

Em cartaz até o final de setembro, o musical também conta com o uma exposição no hall do Teatro Opus, com fotografias e objetos que reconstituem a atmosfera da série original. Os ingressos de Chaves – um tributo musical podem ser adquiridos pela internet e os preços variam entre R$ 37,50 e R$ 140.

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outras mães
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Teatro/noticia/2019/08/chaves-um-tributo-musical-peca-em-sao-paulo-traz-nostalgia-e-humor-para-familia.html