Thursday, August 22, 2019

Toxoplasmose na gravidez: tire suas dúvidas

Gestantes podem conviver com gatos? (Foto: Getty)

 

Algumas doenças que, na maioria das vezes, não causam grandes preocupações em adultos saudáveis, podem ser extremamente graves em gestantes. Principalmente, porque podem comprometer o desenvolvimento do bebê. A toxoplasmose é uma delas. Para tirar algumas dúvidas e esclarecer mitos, CRESCER conversou com a obstetra, homeopata e mãe de três, Betina Abs da Cruz, da Caza da Vila (SP). Confira!

O que é toxoplasmose?
A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário chamado "Toxoplasma Gondii" que é encontrado nas fezes dos felinos. O hospedeiro definitivo da doença está, principalmente, nas fezes de gatos filhotes.

Quais são os sintomas?
Na maioria das vezes, a toxoplasmose é benigna. A pessoa apresenta sintomas leves, como se estivesse gripada, mas, normalmente a doença passa, sem grande complicações. 

Quais são os riscos na gestação?
A toxoplasmose tem diferentes impactos quando atinge uma mulher no início e no fim da gestação. Quanto mais no início, maior é a dificuldade de o protozoário atravessar a placenta e chegar ao bebê, pois, nesse momento, ela protege bem o feto. Porém, se ele conseguir passar, as complicações são mais graves. Já no fim da gestação, o protozoário consegue chegar ao bebê com mais facilidade, mas as consequências são menores. Os riscos, para a criança, são problemas de visão, retardo mental, surdez, hidrocefalia, microcefalia, macrocefalia ou ainda dificuldades motoras. Ou seja, má-formações fetais. Existe tratamento e, inclusive após o nascimento, é preciso fazer um acompanhamento. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante. Em muitos casos, a mãe não apresenta sintomas e a doença passa despercebida. Então, as gestantes devem fazer exames no primeiro trimestre e repetir no segundo e no terceiro. Dependendo da região em que ela mora, é recomendado repetir mensalmente. 

Toxoplasmose: quais são os cuidados? (Foto: Getty)

 

Como prevenir?

A gestante que não tem imunidade contra a toxoplasmose, ou seja, nunca contraiu a doença, deve evitar o consumo de carnes mal passadas ou cruas, além de leite e derivados não pasteurizados e ovos crus ou mal cozidos. Outro ponto de atenção é com as verduras, legumes e frutas rasteiras cruas, que podem entrar em contato com as fezes do animal. É importante lavar bem, pois mesmo as orgânicas podem estar contaminadas com fezes de gato. Outra saída é optar por versões cozidas ou abafadas no vapor porque, ao cozinhá-las, o protozoário não sobrevive.

+ Qual animal de estimação é melhor para quem tem criança pequena em casa? Discuta com outras mães no FÓRUM CRESCER

Quem já teve toxoplasmose, também deve se cuidar?
O organismo de quem já teve toxoplasmose age de uma forma diferente, pois já tem imunidade contra a doença. Então, nesse caso, o corpo vai agir contra o protozoário mais rapidamente. Portanto, os riscos para o bebê são menores.

Qual é a maneira correta de lavar os alimentos?
Corte as folhas e ponha de molho em uma bacia com bastante água. Deixe por 30 minutos, em média. Nesse processo, a terra grudada nas entranhas das folhas irá soltar. Após esse processo, lave as folhas para que não sobre nenhum resíduo de terra, e coloque as folhas em uma solução de hipoclorito de sódio (água sanitária). Para fazer essa solução é só diluir 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água, ou você pode encontrar produtos prontos no mercado. Deixe de molho na solução por 15 minutos. Ao final, lave em água corrente para tirar o hipoclorito.

Engravidou, precisa mandar o gato embora? 
Costuma-se dizer que grávidas e gatos não combinam, mas é mentira. O que transmite a doença são as fezes do animal. Não é preciso ter medo do gato. A orientação é ter cuidados básicos ao limpar a caixa de areia ou recolher as fezes do animal e lavar muito bem as mãos em seguida. Aliás, normalmente, apenas gatos filhotes transmitem a doença pelas fezes, os adultos não. Animais terrestres como porco, boi e frango podem ingerir as fezes do gato e aí, contaminados, transmitem a doença por meio da carne, do ovo e do leite cru ou mal cozidos. Por isso, a importância dos cuidados com os alimentos crus ou mal passados. Além disso, se você tem um gato, não o alimente com carne crua, pois ele também pode ser contaminado.

Peixe cru também pode transmitir toxoplasmose?
Não, o peixe não transmite a toxoplasmose. Quem gosta de comida japonesa pode ficar à vontade.

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Gostou? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Saude/noticia/2019/08/toxoplasmose-na-gravidez-tire-suas-duvidas.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...