Se você acha que os balbucios do seu bebê não têm importância, já que não fazem sentido está muito enganado. Esta é uma etapa essencial para o desenvolvimento infantil e estimular a criança da maneira correta contribui de forma significativa para a aquisição da linguagem. A boa notícia é que ao ouvir um bebê balbuciando, os adultos inconscientemente modificam o próprio discurso para que ele seja mais adequando ao aprendizado linguístico, afirmaram pesquisadores da Cornell University, nos Estados Unidos, em um artigo publicado em julho deste ano.
“Sabemos que a fala dos pais influencia a maneira como as crianças aprendem - isso faz sentido - e que as próprias motivações das crianças também mudam a maneira como se desenvolvem”, escreveu em nota Steven Elmlinger, um dos autores do artigo. “O que não foi estudado é como as crianças podem mudar os pais ou o ambiente de aprendizagem como um todo. É isso que estamos tentando descobrir", explica.
No artigo, os pesquisadores apontam que as estratégias de comunicação dos adultos que provocaram um maior desenvolvimento linguístico das crianças nessa fase foram: uso de poucas palavras incomuns, prevalência de frases curtas e mais respostas monossilábicas como “sim”, não” e “é”. Os pesquisadores identificaram também que esta prática dos adultos ocorre automaticamente quando o pequeno está balbuciando, mas não acontece quando os pais simplesmente dizem algo ao bebê sem receber nenhum tipo de retorno sonoro.
+ Meu neto tem 2 anos e 6 meses e não fala quase nada e normal ou preciso procurar um especialista pois mal fala mamãe e papai, porém entende tudo. Discuta com outras mães no FÓRUM CRESCER.
No estudo, 30 pares de mães e bebês de 9 e 10 meses foram filmados e tiveram as interações de voz gravadas em uma sala de jogos monitorada pelos pesquisadores por dois dias consecutivos. Cada sessão de brincadeira durou 30 minutos e os pequenos puderam interagir livremente com os brinquedos e objetos no local. Posteriormente, ao analisar as gravações, os pesquisadores identificaram as estratégias que as mães utilizaram para se comunicar com os bebês no período e avaliaram o desenvolvimento linguístico dos bebês de um dia por outro de acordo com elas. Eles mediram, por exemplo, a variedade de sons que cada bebê foi capaz de produzir e se ocorreram alterações nessa capacidade de um dia para o outro.
Para o autor do estudo Michael Goldstein, o estudo reforça a importância de “conversar” com o bebê quando ele está balbuciando. “Não é algo sem sentido”, afirmou. “O balbucio é um catalisador social para os bebês obterem informações dos adultos ao seu redor".
+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/noticia/2019/08/maneira-como-bebe-balbucia-altera-comunicacao-dos-pais-com-ele-diz-estudo.html