E, então, começa a fase das festinhas de aniversário. As crianças vão crescendo e, pouco a pouco, os convites para as festas dos coleguinhas vão aumentando na mesma proporção. Até que bate a dúvida: preciso mesmo comprar um presente caro a cada festa que meu filho vai? Ou está tudo bem em recorrer só a uma "lembrancinha"? Se para muita gente isso pode ser um drama, para algumas famílias dos Estados Unidos e do Canadá, essa situação está cada vez mais longe de ser um problema. Tudo graças às chamadas as chamadas "fiver parties" — algo como "festas de cinco", em tradução literal.
A proposta é simples: o aniversariante pede que, no lugar de presentes, os convidados lhe deem uma pequena quantia de dinheiro. Mas por que "festas de cinco"? Geralmente, os convites sugerem que sejam depositados US$ 5 (cerca de R$ 18) em uma espécie de cartão-presente, para que depois o aniversariante possa juntar tudo o que recebeu e comprar algo que realmente queira ou tenha vontade.
Foi isso o que fez a americana Rachel Horan no aniversário da filha Michaela. "Ela estava querendo passear no zoológico. Então, quando as pessoas perguntavam, nós dizíamos que ficaríamos muito felizes se elas contribuíssem para o ingresso do zoo, mas que esperávamos que elas não se sentissem obrigadas a trazer um presente", explicou Rachel em entrevista ao programa de televisão Today, exibido pelo canal americano NBC. A ideia deu tão certo que, além dos ingressos para o zoológico, a pequena Michaela conseguiu dinheiro suficiente para ir ao cinema e a um centro de recreação.
A canadense Sarah Schultz também virou fã da tendência logo na primeira vez que Braden, seu primogênito, foi convidado para uma "fiver party". "Quando temos que gastar 20 dólares em um presente, as festas de aniversário podem se tornar muito caras. E isso realmente limita a quantidade de festas de aniversário das quais deixo meus filhos participarem", disse em entrevista ao Today.
+ Seu filho está pronto para ir a festas sozinho?
Em seu blog, Sarah listou 5 motivos pelos quais os pais deveriam dar uma chance às "fiver parties". Confira:
1) É mais barato. Trocar um presente convencional por uma pequena quantia de dinheiro pode ser mais acessível para muita gente. E quanto mais amiguinhos na festa, melhor, não?
2) As crianças adoram. Ganhar dinheiro pode ser tão legal quanto ganhar aquele brinquedo que acabou de ser lançado.
3) Elas ganham exatamente o que querem. Com o dinheiro "arrecadado" na festa, as crianças podem comprar um presente que realmente gostam e desejam.
4) Não acumulam "presentes inúteis". As "fiver parties" evitam que seu filho ganhe brinquedos e roupas que ele não gosta ou não vai usar, por exemplo.
5) É uma boa lição sobre economizar dinheiro. Ao ter que lidar com as próprias economias, seu filho pode aprender que algumas coisas são caras demais e, por isso, precisam de planejamento para serem compradas.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Festa-de-aniversario/noticia/2018/08/festa-de-crianca-essa-tendencia-promete-acabar-com-o-dilema-de-que-presente-comprar.html