Quando a americana Elizabeth Alberts, 33, descobriu que o filho Andrew precisaria passar algum tempo na UTI neonatal, logo imaginou o quão difícil e estressante essa situação seria: não levaria o pequeno para casa, não passeariam juntos e nem visitariam a casa dos parentes num primeiro momento. Mas o que ela não imaginava era que, apesar de todos esses desafios, a rotina no hospital poderia, sim, ser encarada de uma forma mais leve e agradável. Tudo graças a uma iniciativa criativa da equipe de enfermeiras do hospital.
+ Prematuros: 16 respostas sobre os cuidados necessários com os bebês
As funcionárias do Swedish American Hospital, na cidade de Rockford, no estado de Illinois (EUA), planejaram um "dia na praia", vestiram os bebês com roupas de banho e montaram um cenário com direito a flores, coqueiros e até óculos escuros. Para completar, convidaram uma fotógrafa para fazer uma sessão com os pequenos. “Ele estava muito fofo. A roupinha era um pouco grande, mas ele vai poder usá-la daqui a algum tempo", disse Elizabeth, em entrevista ao programa de televisão Today, exibido pelo canal americano NBC.
Segundo a enfermeira Amy Mayberry, o objetivo de organizar eventos, como o "dia na praia", é ajudar os pais a lidarem com o estresse de ter um filho internado no hospital. "Obviamente, os bebês não podem sair. Queríamos fazer algo para colocar um sorrisso em seus rostos, para alegrar o dia deles", explicou, também em entrevista ao Today.
+ Carinho de mãe: luvas feitas para aconchegar recém-nascidos na UTI
Depois da sessão de fotos, todos os pais receberam as imagens para que pudessem guardá-las como recordação do tempo que passaram juntos no hospital.
Carol Castelino, médica neonatologista do hospital, disse que a ideia também ajuda os bebês a se recuperarem mais rápido. “Queremos dar aos pais uma sensação de normalidade. Sua expectativa é trazer seus bebês para casa, mas agora eles estão aqui ... Isso lhes dá algo para sorrir”, disse ao Today.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Prematuros/noticia/2018/08/enfermeiras-vestem-prematuros-para-festa-na-praia-e-ajudam-os-pais-se-sentirem-melhor.html