Tuesday, August 28, 2018

Mãe é forçada a desembarcar de voo na França porque seu bebê teve catapora. Detalhe: não era mais contagiosa

Catapora (Foto: Thinkstock)

 

A francesa Sarah Poggionovo foi convidada a deixar um vôo de Ajaccio, na ilha da Córsega, para Lyon, no centro da França, na noite de 13 de agosto. Ela estava com sua bebê, Louise, de nove meses, o marido e a outra filha, Manon, de 2 anos, quando foi abordada por um comissário de bordo pouco antes de decolar. Ao olhar para a menina de colo o funcionário perguntou se a menina havia pegado catapora. “Respondi que sim, mas que não era mais contagiosa”, disse Sarah em entrevista ao jornal local Corse Matin, replicada no The Local.

+ Catapora: tudo o que você precisa saber sobre ela
Segundo a entrevista, a mãe também afirmou que as manchas nas costas de sua bebê já estavam com as casquinhas formadas, um sinal de que o vírus não estaria ativo. "O comissário, em seguida, deu uma olhada nas manchas do bebê e disse: 'Madame, há um ponto que ainda tem uma bolha. Eu devo pedir para você desembarcar do avião.'"
Sarah contou que ficou perturbada com a situação, sendo obrigada a desembarcar com a família. Ela pediu que o marido continuasse no voo com a outra filha: "Eu disse a ele para ficar no avião com nossa filha, e que meu pai viria me buscar, mas estava escuro, quase não havia ninguém por perto, e eu me vi sozinha com minha filha e as malas. Desabei em choro naquele momento", disse a mãe.


Novamente a mesma história
Segundo Sarah, no dia seguinte, ela obteve um atestado médico de um médico para provar que a varicela de seu bebê não era mais contagiosa, mas ainda assim a companhia aérea EasyJet se recusava a levá-la para Lyon. As regras da empresa era de que um bebê não deveria voar até que completasse sete dias após o último ponto de catapora aparecer. A saída foi recorrer a outra empresa aéra, a Air Corsica, para finalmente conseguirem embarcar até Lyon, na França, onde se juntariam ao restante da família.
De acordo com a reportagem local essa não foi a primeira vez que uma família foi forçada a sair de um voo da EasyJet por causa da catapora em bebê. A companhia aérea insiste que os pais devem obter um atestado médico "apto para voar", e que se encaixem nas regras da empresa.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2018/08/mae-e-forcada-desembarcar-de-voo-na-franca-porque-seu-bebe-teve-catapora-detalhe-nao-era-mais-contagiosa.html